sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Conta bancária nos EUA e o Dinheiro para a viagem

Olá!

O post de hoje é de grande importância para todos que estão indo fazer o work and travel: como abrir uma conta bancária nos EUA e como levar o dinheiro para a viagem.

Como ninguém sabe como vai ser a moradia de cada um, com quem vai morar, não tem nada a ver guardar o dinheiro “embaixo do colchão”. Por isso, aqui vão algumas dicas referentes aos bancos norte-americanos e seu funcionamento.

Para abrir uma conta bancária é muito simples: você vai precisar de apenas de duas identidades com foto (pode ser ,por exemplo, o passaporte e a carteira de motorista do Brasil) e do Social Security Card.

O único problema para quem está indo fazer o work and travel pela primeira vez e por consequência, ainda não tem o Social Security Card, é que vai ter que esperar o Social ficar pronto. Na verdade, a maioria dos bancos usa esse procedimento padrão (requerer duas IDs + Social), porém, há bancos que pedem apenas o número do seu Social (e não o cartão) para abrir a conta. Ainda há casos, que você nem vai precisar do seu Social ou o número dele para abrir a conta, basta as duas IDs.

Uma coisa que vocês irão notar é que nos EUA, ao contrário do Brasil, não existem muitos bancos nacionais. A maioria dos bancos são locais. Os bancos nacionais mais conhecidos são o Wells Fargo e o Bank of America. Outra diferença dos bancos norte-americanos é quase todos não cobram taxas para a manutenção normal da conta. O banco oferece um cartão de débito que pode ser usado sem qualquer taxa também. Outra facilidade que você pode ter com uma conta bancária é que se você preencher no seu trabalho uma autorização, o seu empregador pode fazer o depósito direto em sua conta nos EUA e assim, você não precisa arranjar locais pra ter que descontar o seu paycheck.

Eu, particularmente, aconselho a abrir uma conta bancária em um banco nacional, pois será muito mais fácil de encontrar um caixa automático em qualquer local que você vá morar ou visitar.

Quanto ao dinheiro pra levar pra os EUA, a melhor opção é levar no Visa Travel Money (VTM), um cartão da Visa sem custo nenhum para você ter o cartão ou usar por lá, somente se você for sacar. O VTM é como se fosse um cartão pré pago que pode ser carregado em qualquer casa de câmbio no Brasil.

Uma outra opção para ser levado junto com você é o cartão de crédito internacional, mas aconselho que seja usado apenas para emergências, pois você vai comprar hoje com o dólar numa cotação e pagar em outro mês numa cotação que só Deus sabe...

E claro que além disso, é bom ter uma quantia em cash para taxi ou alguma comida...

Espero ter ajudado e até a próxima!

Amanda

41 comentários:

  1. Oie... Bom saber sobre os bancos do EUA... não fazia idéia das diferenças... E achei legal esse visa travel money, vou procurar aqui na minha cidade como eu faço pra levar esse cartão.
    Estou sempre acompanhando o blog e tirando minhas dúvidas e curiosidades sobre mtas coisas...
    Valeu gente!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post! Eu tinha dúvidas quanto a isso, ia até pedir pra postarem algo a respeito! Valeu pelo esclarecimento. :DD

    ResponderExcluir
  3. Ah, uma pergunta que pode até ser besta, mas eu sou realmente ignorante no assunto :~
    Quando volta ao Brasil, tem que trazer o $$ que sobra em cash, ou deixa no banco lá e saca de algum jeito aqui? Transfere? Como faz? Sem idéia! saohhoasehosa ;*

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa! A melhor coisa é trazer o dinheiro de volta. Você pode trazer ele escondido em uma bolsa que vai na cintura (geralmente o pessoal da agência fornece), não tem problema algum. Agora, se você tiver pensando em voltar no ano seguinte, é até interessante deixar algum dinheiro lá. Leandro

    ResponderExcluir
  5. Muito esclarecedor o post. Não sabia da maioria das coisas faladas aqui.
    Parabéns pelo post... Valeu Amanda!

    ResponderExcluir
  6. Hum...
    Tenho dado uma pesquisada boa sobre isso e o que vocês poderiam tentar esclarecer e que ajudaria muitíssimo são as taxas que são pagas no uso tanto do VTM quanto dos cartões internacionais... Mais especificamente quanto se paga de IOF na transação e tal...

    Ah! O Blog está ótimo e todo santo dia dou uma olhada pra ver se tem atualizações, parabéns pelo bom trabalho!

    ResponderExcluir
  7. aonde é que eu consigo o VTM? posso usar ele em qualquer lugar nos EUA?? se eu fizer uma conta aqui no brasil em um banco tipo o HSBC, que tem em todo lugar(eu acho), eu posso usar a mesma conta nos EUA? parabéns pelo blog, abraço

    ResponderExcluir
  8. Jean, esse cartão você consegue fazer na sua agência. Em relação aos outros cartões, basta eles terem a opção de utilização internacional que você poderá usá-los em qualquer lugar do mundo. Abraços!
    Leandro

    ResponderExcluir
  9. E quanto custa para tirar um Social Security?

    ResponderExcluir
  10. Respondendo a pergunta acima: o Social Security Card é tipo um CPF dos EUA e você precisa tirar o Social para trabalhar legalmente nos Estados Unidos. Para tirar o Social você precisa ir nos Social Security Administration Offices (tem que pesquisar onde tem na cidade ou na região que você vai morar). Os documentos necessários para a emissão do Social Security são passaporte e documentação de imigração.
    Espero ter ajudado!
    Amanda

    ResponderExcluir
  11. eu recebi um paycheck aqui no Brasil, tem limite de tempo pra eu trocar por dinheiro?
    e outra duvida, qdo eu abro uma conta, eu devo fechar quando vier embora, ou posso deixar aberta, pra uma futura vez q voltar pros EUA, poder utilizar?

    ResponderExcluir
  12. Oi Vanessa! O ideal é você tentar descontar o cheque o mais rápido possível para não ocorrer surpresas. Em relação a deixar a conta aberta, eu por exemplo, tenho aminha conta aberta até hoje. Os bancos americanos não cobram taxas bancárias e se você voltar no ano seguinte, seja para fazer o programa novamente ou apenas para turismo, a conta vai estar lá protinha para você usar. Hoje em dia você sabe, tudo é na base do cartão, ainda mais nos EUA e andar com muito dinheiro na carteira não rola, é muito arriscado. Até mais!!
    Leandro

    ResponderExcluir
  13. Mas pode deixar a conta aberta na boa, sem movimentar por 1 ano e nao dá nada?

    ResponderExcluir
  14. Sem problemas Daniel, a minha conta esta aberta desde 2006.

    ResponderExcluir
  15. qndo vão postar coisas novas? entro td dia pra ver se esta atualizado...
    beijoos e ameeii o blog, ta sendo de ótima utilidadee!

    ResponderExcluir
  16. essa questão de não cobrar taxas é relativa, realmente não conheço banco nos eua que cobre taxas como IOF. Porém no meu intercâmbio abri uma conta com o banco CHASE, um dos bancos mais populares nos EUA, e ele me cobrou uma taxa de administração anual de U$25. Só que não posso reclamar, pois recebi 50 dólares para abrir a conta e por apresentar uma amiga ao banco! Lá acontece muito disso, de os bancos pagarem uma pequena quantia para você abrir a conta com eles!
    ...e falando sobre paychecks recebidos aqui no Brasil, eles tem validade sim! Se não me engano são de 6 meses, e num caso especial que aconteceu comigo a validade era de apenas um mês! Portanto fique esperta para trocar esse paycheck!
    abraços

    ResponderExcluir
  17. Pra quem não tem social security e quer enviar pro Brasil sem pagar taxas, a dica é procurar pelo Cambio Real. ;) bem bacana!

    ResponderExcluir
  18. E ai tudo certo ?

    Então estou para escolher BIG BEAR LAKE, uma estação de ski que fica na CA a 2 hrs de LA e 3 de San Diego.. Problema é que minhas aulas no Mackenzie começam primeira semana de fevereiro e o programa disseram que eu posso voltar no dia 1 de março, ou seja, vou perder umas tres semanas de aula!! Acho que não estouro em faltas, mas vou ficar perto !!!! Vocês acham que vale mesmo a pena? É uma cidade de 3 mil habitantes, mas tem 1 folga por semana e da pra viajar talvez pra essas cidades maiores.. só que não vou poder viajar qdo termina o programa tb. MAS ENTAO,
    me deem uma opiniao,, eu PEGO ou DEIXO QUIETO ISSO?? ( se alguem também teve uma complicacao igual a minha e quiser comentar ) ..

    Brigadoo

    Flwss

    ResponderExcluir
  19. Complicada a tua situação amigo. Te aconselho a viajar durante o programa se você quiser voltar antes. Procure não trabalhar nos seus dias de folga para que você possa fazer isso. Abraços!
    Leandro

    ResponderExcluir
  20. Ótimo post! :D

    Anônimo: eu não tenho experiencia nenhuma pra dizer se vale a pena! hehe
    Mas como eu tbm vou esse ano, posso te dizer o que vou fazer com as minhas faltas!
    vou sair 1 mes antes de terminarem as aulas (por causa da prorrogação da gripe suina) e vou voltar praticamente 1 mes depois delas terem começado (pra ter 2 semanas pra viajar)!
    A minha faculdade é anual, talvez seja por isso que ficou mais fácil.. mas se o problema são as faltas, eu acho que compensa ter o trabalho de controla-las durante o resto do ano (e pedir uma ajudinha aos professores! uahauh) pra poder aproveitar mais o periodo do intercâmbio! :)

    ResponderExcluir
  21. Essa história de ganhar dinheiro quando abre a conta as vezes funciona, as vezes n. O meu banco (US Bank) tinha um convênio com o lugar q eu trabalhava e quando abrimos a conta lá deveríamos receber $75, mas o dinheiro n veio e eles n conseguiam explicar o pq. Algumas pessoas que abriram no Wells Fargo até ganharam uma graninha.

    ResponderExcluir
  22. Cade as atualizações diarias? Eu comecei a acompanhar o blog a pouco tempo e estou adorando, mas parece que agora vcs tiveram que ficar um tempo sem atualizar. Algum problema? Há previsão para o retorno das atualizações? há algo que nos leitores possamos fazer pelo blog? De qualque maneira parabéns pelo ótimo trabalho que vcs tem feito no blog. Realmente muito útil pra nós que vamos fazer o programa, principalemnte pros que vão pela primeira vez como eu.

    ResponderExcluir
  23. Tenho acompanhado o blog e os posts são mto bons e esclarecedores. Gostaria de saber se a carterinha mundial de estudante é mto usada?

    ResponderExcluir
  24. Olá Anônimo! Eu fiz essa carteirinha internacional nos meus 2 intercâmbios e por incrível que pareça eu não precisei usa-la nenhuma vez. Pode ser que na sua cidade tenha algum estabelecimento conveniado e você possa usar, mas acredito não ser de muita utilidade.
    Leandro

    ResponderExcluir
  25. Oi, eu sou de Florianópolis também, e estou indo pela primeira vez esse ano pra LOVELAND CO, e gostaria de saber onde voces fizeram esse VTM. E também gostaria de saber se a carteira de motorista daqui vale lá igual, ou se temos que ir na auto escola e pedir pra passar pro ingles (algumas pessoas disseram ser necessário fazer isso)
    Obrigado

    ResponderExcluir
  26. O VTM você faz na sua agência. Enquanto a carteira de motorista, eu cheguei fazer a internacional por duas vezes e não precisei usa-lá uma só vez. Eu chegava para alugar um carro e mostrava a internacional, o cara olhava analisava e depois pedia a CNH brasileira mesmo, hehe.
    Leandro

    ResponderExcluir
  27. O VTM pode ser feito em qualquer casa de cÂmbio e realmente parece ser a melhor opção, considerando-se o fato de além de ser mais seguro as casas de câmbio em geral oferecem por um preço mais baixo do que o dólar em papel além de que vc só paga 0,38% de IOF quando carrega o cartão...

    ResponderExcluir
  28. Olá Leandro!
    Eu vou ficar um ano ou mais nos EUA,vou para trabalho e estudo.Vou receber por semana,gostaria de reservar,tem como eu fazer uma conta poupança lá,como aqui no Brasil??
    E quando eu voltar p/ o Brasil,posso retirar dessa poupança??


    thanks....Vanessa

    ResponderExcluir
  29. Oi Vanessa! É muito fácil fazer uma conta poupança nos EUA. Os juros são melhores e o banco não te bobra nada pela manutenção. Você pode retirar a grana no final e estar levando com você para o Brasil. É permitido trazer até 10 mil dólares sem declarar na volta para o Brasil. Abraços, Leandro.

    ResponderExcluir
  30. No folheto explicativo do meu cartão de crédito internacional veio falando que posso utilizá-lo no exterior como débito também, da mesma forma que faço no Brasil, sem nenhuma taxa adicional (desde que eu não faça saques, apenas utilize a função débito). Isso seria interessante, pois seria utilizado o câmbio do dólar comercial no momento da venda... Mas já vi comentários em outros lugares de que não dá para usar débito no exterior. Alguém sabe alguma coisa sobre isso?

    ResponderExcluir
  31. pRECISO URGENTE DE ALGUÉM QUE ESTEJA LÁ NOS STATES EM QUALQUER CIDADE MAS QUE TENHA CONTA NO bANK OF aMERICA.tENHO UMA PESSOA QUE VAI DEPOSITAR ALGUM MONEY LÁ E DEPOIS ENVIAR PARA MIM AQUI NO bRASIL.cOMO ESTA PESSOA TEM CONTA NESTE BANCO E NÃO ESTÁ NOS usa E NEM ESTÁ COM OS CARTÕES DE BANCO ELA VAI DEPOSITAR DIRETO ATRAVÉS DO GERENTE.pOSSO DAR ALGUM DINHEIRO POR ISSO .pOR FAVOR PRECISO URGENTE DESSA PESSOA HONESTA .MEU ENDEREÇO DE EMAIL É marivisa53@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
  32. É possível trocar o paycheck no Brasil, pois vão me mandar por correio meus últimos 2 paychecks.
    Vlw

    ResponderExcluir
  33. Sim é possível. Casas de câmbio fazem essa operação para você. A grande maioria possui conta nos EUA. Abraços.

    ResponderExcluir
  34. E dae moçada, ja estou aqui no EUA trabalhando, gostaria de ver com vocês se é possivel eu pedir o dinheiro do meu W2 aqui nos EUA mesmo, pois ja recebi o W2 do ano passado (2010), se for possível como eu faço isso??

    Obrigado pela ajuda.

    Att

    Anderson

    ResponderExcluir
  35. Fala Anderson. O taxrefund de 2011 você só vai se preocupar em 2012. É a mesma analogia com o nosso imposto de renda. Abraços, Leandro.

    ResponderExcluir
  36. oi, eu já utilizei o VTM quando fui para Argentina e lá mesmo não fiz nenhuma compra, somente no free shop do aeroporto mas, quando fui olhar o saldo vi que haviam que cobrado taxas absurdas de 30...45 dólares em compras pequenas. Para comprar nos EUA também cobram taxas ou foi somente porque foi no free shop? Beijo

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  38. Se eu for aos EUA apenas de féria, conseguirei abrir a conta? Mesmo com o visto de turismo conseguirei o social?

    ResponderExcluir
  39. Olá Burcan. Não você não conseguirá abrir uma conta bancária apenas indo a turismo. Te aconselho a ir atrás de um produto chamado VTM. É uma ótima maneira de se levar dinheiro para o exterior. Além disso o seu responsável financeiro poderá lhe enviar dinheiro do Brasil diretamente par ao seu cartão. Abraços!

    ResponderExcluir
  40. Hello....

    tenho uma conta no banco nos EUA deixei o país em 2001 e não encerrei a conta com poucos dolares nela, será possível ter algum problema burocrático ou judicial nos EUA se eu retornar ao país? encargos ou coisas parecidas? Era uma conta normal...para pessoas físicas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo. Não há problema algum desde que você não deixe a conta negativa.

      Excluir