quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Escolhendo com quem morar

Olá pessoal, tudo certo? Sentiram a nossa falta? Pois é, tivemos um problema sério de postagem no bog, fomos atrás da solução e finalmente conseguimos resolver, ufa! Sendo assim, vamos ao assunto de hoje. No post de hoje vou dar algumas dicas para vocês na hora de escolher com quem morar lá nos EUA durante o programa. Pode parecer besteira ou algo banal mas vocês vão ver que é um assunto muito sério.

Conheci pessoas que sofreram um stress muito forte durante o programa pela má convivência dentro de casa. As pessoas chegavam em casa para relaxar e adivinhem o que acontecia? stress, stress e stress. Depois de um dia difícil de trabalho, tudo o que você quer é descansar e repor as energias para o dia seguinte, por isso, escolher com quem você vai morar lá nos EUA é uma decisão muito importante.

Como vocês sabem, alguns empregadores oferecem housing individual, outros coletiva, outros não oferecem ficando de sua responsabilidade procurar por uma. É muito comum um grupo de amigos combinarem entre si para morarem juntos e dividirem uma casa durante o intercâmbio. Acho certo e muito válido fazer isso pois, você estará morando com pessoas amigas e de sua confiança. Mas e as pessoas que não vão em grupo e estão sem casa para morar? Muitas vezes elas se juntam com pessoas desconhecidas para dividir moradia e acabam se arrependendo depois. O grande problema é conseguir sair mais tarde se você mudar de idéia e quiser morar em outro local pois, você terá pago o depósito inicial (mesmo valor de um mês de aluguel que será devolvido apenas no final do contrato se não houver nenhum dano na propriedade) e não vai querer perdê-lo de bobeira. Outro detalhe é que as pessoas da casa não vão querer que você simplesmente saia sem conseguir um substituto, para não aumentar o valor do aluguel para elas. É muito comum a pessoa substituta pagar o valor do depósito inicial de volta para você.

Uma das coisas que atraem muito as pessoas para morarem e grupos grandes é o valor do aluguel. Sei de casos de pessoas que moraram em 10 e até 15 pessoas no mesmo lugar. Era colchão e cama inflável para todo canto da casa. Eles pagavam muito barato o aluguel, mas também pagavam um preço muito alto pela falta de privacidade. Além disso, os horários dessas pessoas eram muito diversificados, tinha gente que trabalhava de manhã e de tarde, outros no período noturno e sempre rolava um reclamação por barulho e alguns tinham problemas para dormir. Vale lembrar que nem tudo é ruim e o lado legal é que você vai conhecer bastante gente e vai fazer muita festa. Se você é do tipo que não se importa com a bagunça, falta de privacidade e quer mais é pagar barato mesmo, festar e fazer amizades, essa é a melhor escolha. Sem dúvida é muito barato dividir uma casa em várias pessoas. Isso gera uma boa economia no final do mês, mas como disse anteriormente, paga-se caro pela privacidade e organização. Se você é daqueles que gosta das coisas organizadas, detesta sujeira e tem o sono leve, hehehe, corra dessa situação e procure um lugar mais tranquilo.

Se você for com seu namorada(o), procure dividir moradia com outros casais, os interesses serão os mesmos e a convivência será bem melhor. Também conheci casais que se deram muito bem morando com o pessoal solteiro que só queria fazer festa. Claro que a idéia aqui desse post é passar para vocês o lado negativo para que vocês procurem evitar os erros que nós cometemos. Não existe um regra para essa situação e sim fatos que ocorrem de um modo geral e com mais frequência.

A grande dica é você evitar morar com muita gente e principalmente desconhecida. Procure colocar na balança e ver se o que vale mais a pena é o conforto e tranquilidade ou a grana. Procure também ser mais maleável e não pegar tanto nos detalhes no dia-a- dia no lar. Faça vista grossa quando tiver que fazer mas também cobre das pessoas quando tiver que cobrar. Divida as tarefas de casa para evitar confusões e buscar a melhor convivência possível. A nossa casa é um lugar de paz e descanso e não de intrigas e confusões, principalmente depois de um dia pesado de trabalho. Guardem muito bem essa dica com vocês. Um grande abraço a todos e até amanhã, sem nenhum problema técnico eu espero, hehe.

Leandro

5 comentários:

  1. ai, graças a Deus que resolveu o problema, já estou acostumada em entrar aqui e ler sempre algo interessante, asohehsaos, muito bom o post!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post como todos os outros. Incrível como vcs conseguem falar dos temas mais importantes de forma simples e eficiente. Parábens. E tomara que volte a ter posts diarias como antes, pq uma coisa que reparei é que entrar aqui pra ler o post do dia ajuda também a combater a ansiedade que bate nesses meses antes da viagem. To que não me aguento mais.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post, Leandro!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pessoal! Abraço a todos!!! Leandro.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Parabêns pelo blog, ele eh maravilhoso!!!
    Acabei de encontra-lo e não consigo parar de ler. hehehe

    Eu gostaria de uma sugestão de vcs. Eu gostaria de participar do intercâmbio, mas ainda esse ano, só q pelo q até agora eu consegui ler, jah passou da hora neh? Q acham de passar julho e agosto de 2010 e depois dezembro, janeiro e fevereiro? Muita dispesa só de 1 vez? Eu ainda tô meio confusa em relação ao processo de achar vaga, mas acho q só indo em uma agência pra tirar todas as dúvidas neh?

    Brigadão pelas informações desde já!
    Muito sucesso para o Blog, cada vez mais!

    ResponderExcluir