quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A influência dos imigrantes no Work and Travel

Morando em Orlando pude ver como se fala espanhol nos EUA. Os estados mais ao sul do país são os que mais sofrem influência da língua. Devido a semelhança com o clima de suas cidades, muitos mexicanos e porto-riquenhos escolhem Miami, Orlando e outras cidades similares para viver. É impressionante como tem gente falando espanhol nas ruas, nos mercados, no metrô, etc. Confesso que fiquei um pouco assustado no começo mas depois de um tempo fui entendendo a realidade.

Comentei com vocês aqui no blog que os americanos não são muito fãs de fazer o trabalho mais pesado e mecânico, mas então quem faz? Os imigrantes fazem, e fazem muito bem. Nós também fazemos através do work and travel mas a realidade é pouco diferente. Nós trabalhamos mais com empregos relacionados ao turismo como estações de esqui, parques temáticos, etc. Os imigrantes levam a vida fazendo esse tipo de trabalho. Outra coisa que fiquei muito impressionado, foi com a rapidez com que as pessoas conseguem se estabilizar financeiramente. É muito tranquilo, depois de um tempo de trabalho, você comprar o seu carro, morar em um apartamento legal com coisas legais dentro dele, ter dinheiro para lazer e ainda sobrar uma grana para economizar e colocar na poupança. É justamente isso que atrai os imigrantes para os EUA, inclusive os ilegais também, e é ai que entra aquela famosa questão de, porque não se faz uma ação forte contra a ilegalidade e expulsam eles para fora do país? A grande verdade pessoal, é que os americanos fazem vista grossa para essa questão pois eles dependem muito deles. Muitos dizem que são os imigrantes que levam os EUA nas costas e que sem eles o país seria um loucura. Imaginem os americanos fazendo o que fazem os imigrantes? Realmente, depois de dois intercâmbios e de conhecer bem de perto essa realidade, não consigo imaginar isso.

Além de mexicanos e porto-riquenhos, preparem-se para conviver muito com peruanos, chilenos e argentinos. Para vocês terem uma idéia, os peruanos são os que mais enviam intercambistas para o work and travel. Conheci casos de pessoas que voltaram falando espanhol ao invés de inglês. Tomem muito cuidado com essa questão e procurem focar no inglês. Uns não se importam muito com isso, já outros se incomodam bastante e para esses, a minha sugestão é uma só: procurem cidades pequenas, mais frias e mais ao norte do país. Em todo lugar dos EUA você encontrará mexicanos e porto-riquenhos, mas com essa dica que dei para vocês, com certeza a proporção será menor.

Olhando pelo lado positivo, é muito legal conhecer gente de outros países, que é justamente uma das coisas mais interessantes que esse intercâmbio proporciona para nós. Procurem dosar as coisas e se envolver com os americanos também ok?

Espero que tenham gostado do post de hoje. Agora vamos aproveitar o espaço logo abaixo para discutir e tirar mais dúvidas. Abraço a todos!

Leandro

10 comentários:

  1. Legal o post !
    E eu queria sugerir um sobre como são os primeiros dias nos EUA pra nós intercambistas . Como é o começo de tudo , arrumar hotel ate receber o salário , se virar lá com o inglês razoável (no meu caso) , etc
    =]

    ResponderExcluir
  2. Fala Igor! Sempre participativo hein, fique sabendo que você também está ajudando o pessoal fazendo perguntas e sugerindo postagens...fica tranquilo que esse post já está na programação e logo logo estaremos falando dessa questão que particularmente considero muito importante para abordar com vocês. Abraços!

    Leandro

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, eu gostaria de saber como que eles tratam a gente que vai pra lá fazer o intercambio. creio que os imigrantes (que moram mesmo lá) eles tratem mal mesmo. mas e a gente? como é o tratamento? desde o empregador, até o locador e as pessoas na rua, as pessoas que vão ser próximas, etc

    ResponderExcluir
  4. Muito bom este post.
    Eu já fui uma vez para os Estados Unidos (fui em 2007 para Naples e acabei convivendo muito a língua espanhola mesmo... Uma coisa boa é que agora eu digo no meu currículo que tenho o espanhol, além do inglês... hehehe
    Parabéns pelo blog... Muito interessante!

    ResponderExcluir
  5. Oi Anna! Geralmente o americano te trata bem, em geral é um povo muito educado, porém sabemos que existe bastante preconceito com imigrantes. Conheci uma pessoa que sofreu muito preconceito no trabalho simplismente porque era estrangeiro, o detalhe é que ele foi demitido na hora. Geralmente eles te tratam muito bem e não é algo para você se preocupar. Concentre-se na viagem e na sua experiência que tenho certeza que vai ser inesquecível assim como foi a minha =]. Bjoss e até mais!

    Leandro

    ResponderExcluir
  6. Oi galera!
    Eu curti muito o blog de vcs, vdd, tá muito bacana...

    Eu tbm faço Engenharia Ambiental, mas só q na UTFPR, em Londrina...
    Ainda to estudando ingles, mas já to planejando da uma viajada...
    Isso conta pacas no curriculum, ademais, sair; conhecer lugares diferentes; melhorar o ingles e mudar um pouco a rotina(...) é muito legal...

    Só q eu qria saber... Eu falo espanhol e faz dois anos q eu estudo ingles na wizard... Ja tá me ajudando muito, eu to entendo bastante, falando, traduzindo, lendo, mas não "tudo" - como eu espero um dia entender. Será q até o final do ano que vem (com três anos de estudo) eu estarei apto pra viajar? É pq eu fico meio com medo de chegar lá perdido de tudo... Vcs acham q eu devo esperar um pouco?

    Thanks

    ResponderExcluir
  7. acabei de entrar no blog ..e achei bastante interessante
    li alguns posts mas este em especial chamou bastante minha atenção, pois estou indo fazer work and travel no final deste ano no texas... e como o meu principal objetivo e aprender o maximo possivel de ingles eu fiquei com um pouco de receio pela grande presença de imigrantes de paises latinos
    existem escolas q oferecem cursos de ingles para imigrantes nesse periodo? qual a dica para que eu consiga desenvolver meu ingles?
    grato!

    ResponderExcluir
  8. Oi Wellin. Sim, existem escolas que oferecem cursos de inglês para os imigrantes. Geralmente nas bibliotecas públicas os cursos são gratuítos. A melhor maneira de desenvolver o seu ingês é praticar bastante no trabalho. Fale sem medo de errar, não tenha vergonha. Você vai estar num cansasso muito grande que nem vai ter tempo para estudar. Boa sorte no intercâmbio!

    ResponderExcluir
  9. Oi, muito bom o blog, o mais completo que encontrei na internet, parabéns. Vi que faz um tempo que vocês não o atualizam, espero que possam responder uma dúvida minha. Vou fazer o programa no final desse ano, estou pensando em ir para a Dakota do Norte, em uma cidade no interior, que paga bem, por sinal. Meu objetivo principal é aprimorar o inglês, mas como faz muito frio lá e as principais vagas são em restaurante, como food team member, fico um pouco receoso de que o frio me impeça de interagir com as pessoas fora do ambiente de trabalho. Já ouvi falar que tem muito americano trabalhando em restaurante lá e que a gente pratica igual no trabalho, mas gostaria de saber a opinião de vocês, se vale a pena insistir em uma vaga nesse local ou quem sabe procurar em outro lugar. Muito obrigado pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo. Não se preocupe em relação a isso. Conheço amigos que foram para lá e adoraram. Foque no objetivo do intercâmbio: amadurecimento pessoal, emocional e profissional. É isso que o Work and Travel lhe dará independente para onde você for e do que você for trabalhar. Sucesso!

      Excluir