quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Série Empregos e Empregadores: Restaurantes

Os restaurantes são locais ótimos para se trabalhar no work and travel. As melhores funções, tanto para aprender o inglês como para ganhar uma grana, são as de contato com o público.

As funções de garçom/garçonete, bartender e busser, são as melhores. Garçom/garçonete ganham muita tip e estão o tempo todo em contato com o inglês. Já para trabalhar de bartender, você tem que ter um ótimo inglês e ser bom de papo. Garçom nem tanto, mas bartender sim. O clientes no bar costumam ser bem generosos nas gorjetas, principalmente depois de uma boa conversa e de beber vários drinks.

Depois dessas, temos as funções secundárias que ganham uma porcentagem das tips dos garços e bartenders, mas que não ficam tanto em contato com o público, que são os barbacks (ajudam na reposição do itens do bar e da limpeza dele) e os bussers (limpam a mesa, recolhem a louça suja e preparam a mesa para o próximo cliente).

Temos também, as funções da cozinha e da recepção. Na recepção você ganha a hora fixa mas tem muito contato com o inglês. Eu por exemplo comecei na recepção de um restaurante, pratiquei bastante o inglês, evolui para busser e depois para garçom. É muito comum o americano reconhecer o seu bom trabalho e te promover.

Na cozinha você ganha a hora fixa também. Trabalhar nela pode ser um pouco exaustivo e com o tempo você vai enjoando do cheiro da comida, sem contar o cheiro de gordura que você fica no final do dia. Você também pode trabalhar de dishwasher (lavador de pratos) e quando o restaurante tiver lotado, fazer um bico de busser e ganhar uma grana no final do dia dos garçons.

Um dos pontos negativos do restaurante é a dependência do movimento. Eu não sofri com isso pois trabalhei em um que era dentro do aeroporto internacional de Orlando e sempre tinha movimento. Procurem restaurantes badalados e que sempre tenham movimento. Procurem sempre conversar com quem já trabalhou no restaurante que você quer ir para saber o máximo possível dele. Restaurantes refinados, podem ser uma ótima opção para se fazer uma boa grana.

Um abraço a todos e até o post de amanhã falando sobre hotéis, não percam!

Leandro

11 comentários:

  1. acho que o post tá em branco uehueiheiu gostaria de ler esse (:

    ResponderExcluir
  2. Ops! Foi Mal Anna. Pronto, arrumado! Faça bom proveito hehe. T+

    ResponderExcluir
  3. Legal esse post sobre restaurantes... Fiquei com vontade de trabalhar em restaurante... Meu inglês não é fluente mas eu considero bom, será que eu consigo uma vaga de garçonete?

    ResponderExcluir
  4. Oi Daniela, que bom que você gostou do post. Se você se esforçar bastante e trabalhar duro, acredito que você consiga sem problemas. Os brasileiros têm uma fama muito boa em relação a trabalho. Boa sorte e fique conosco!

    ResponderExcluir
  5. Gostei do post, obrigada (: Foi muito esclarecedor.

    Você já morou na Califórnia e na Flórida, né? Gostaria de saber qual você acha melhor. E quais as vantagens e desvantagens de cada estado.
    Falam que na california é tudo mais caro, é verdade?

    obrigada

    ResponderExcluir
  6. Oi Anna, é bom saber que os posts estão ajudando vocês, fico feliz. Enquanto a sua dúvida, sim morei nos dois lugares. Eu diria para você que não tenho nenhum local preferido porque eles são muito diferentes. Orlando tem todo aquele lado dos parques e de cidade grande, já a Califórnia tem cidades lindas e é enorme. Em relação a Califórnia ter um custo de vida alto, realmente alguns lugares são caros de se morar. O negócio é que você sempre houve falar das cidades mais conhecidas e assim como no Brasil as capitais tem um custo de vida alto. Eu por exemplo morei em uma cidade pequena na Califórnia que tinha um custa de vida baixo, é muito relativo isso, cuidado com que as pessoas falam para você. Continue conosco e até o nosso próximo post.

    ResponderExcluir
  7. Eu fui em umas agencias e me falaram que é caro, que não compensa e tal. Queria ir pra um lugar que eu pudesse trabalhar e nos day off sair pra passear. Você trabalhou em que tipo de estabelecimento nos dois lugares? Você dividiu moradia com mais pessoas?

    ResponderExcluir
  8. opa, desculpa, retiro as perguntas sobre onde trabalharam, acabei de achar o post das experiencias (:

    ResponderExcluir
  9. Anna, a califórnia é muito bom para esse tipo de coisa que você está buscando. Tente as cidades pequenas que fiquem próximas da cidades turísticas. Enquanto a moradia, sim eu dividi com várias pessoas. É muito comum fazer isso no work and travel a não ser que você não queira economizar no aluguel em troca de mais privacidade. Vou abordar todos esse detalhes em um post futuro ok? Até e boa leitura!

    ResponderExcluir
  10. Então, trabalhar na recepção é considerado pior do que busser?

    ResponderExcluir
  11. Depende, uma função visa mais o inglês e a outra o dinheiro.
    Dê uma olhada no post objetivos no intercâmbio.

    ResponderExcluir