quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Série Empregos e Empregadores: Estações de esqui

Particularmente, eu me sinto muito confortável em falar de estações de esqui, pois foi em uma que eu realizei o meu último intercâmbio (ver post sobre nossas experiências)

Posso dizer para vocês que trabalhar em uma estação de esqui é muito bom. O clima de trabalho é muito gostoso pois as pessoas estão de férias e costumam a ser muito amigáveis com você. Estações de esqui são lugares muito bonitos e para quem gosta de contato com a natureza, esse é o local ideal. Subir em uma montanha e ficar por 5 minutos analisando a paisagem não tem preço. Foi umas das cenas mais lindas que presenciei no meu intercâmbio.

Um ponto muito forte das estações de esqui é a variedade de empregos. Saber escolher o tipo de trabalho é essencial. Se você tiver um inglês legal e muita disposição, procure trabalhar com o público porque eles estão ali prontinhos para receber um bom tratamento e loucos para te dar tips.

Você pode trabalhar 'inside' ou 'outside' da estação. Para quem não gosta muito de frio, procure trabalhar nas funções de dentro do resort pois passar o dia inteiro no frio pode ser muito desagradável. As funções 'outsides' mais comuns são: lift operator - operador do teleférico para levar as pessoas ao topo da montanha, ticket checker - pessoa responsável em verificar se o seu passe para esquiar está válido e para o local correto, ski instructor - instrutor de esqui, podendo ser para crianças ou adultos (essa função é muito legal e ganha-se bastante tips também, porém é necessário um bom inglês e saber andar de esqui ou snowboard).

Nas funções 'inside' você pode trabalhar em diversos lugares na estação. Os melhores empregos para ganhar tips são os do restaurante, trabalhando como garçom ou busser e o do hotel, trabalhando como bellman (carregador de malas). No restaurante você pode também trabalhar no caixa ou na cozinha em funções mais comuns. A minha namorada trabalhou de garçonete no restaurante e ganhou uma grana legal. Já o meu amigo, trabalhou como bellman e se deu muito bem. Ele era bastante comunicativo e quando os clientes chegavam ele já ia logo pegando a mala deles, conversando bastante e no final não dava outra, uma bela gorjeta. Eu por exemplo, comecei trabalhando no 'shipping e receiving' (departamento de recebimento e entrega de mercadorias da estação), depois mudei para busser no restaurante e terminei no escritório de contabilidade.

Além dessas funções, você ainda pode trabalhar no departamento de alugueis de equipamentos de esqui. As meninas podem fazer 'bicos' de babysitting cuidando das crianças enquanto os pais vão esquiar. Eu tinha um amigo que se deu muito bem e ganhou muita tip. Todo dia de manhã ele sempre pegava o equipamento de esqui de um cliente e colocava na porta do apartamento dele. Quando a pessoa saia para esquiar, estava tudo prontinho e no final do dia ele sempre ganhava um gorjetinha por isso.

Existem diversas outras funções de trabalho na estação de esqui e da para ficar falando uma eternidade sobre elas mas o nosso espaço é curto. Trabalhar em uma estação de esqui é muito bom, mas tem os seus pontos negativos também. Você depende muito da neve para dar movimento e se não tiver movimento não tem trabalho. Sendo assim procurem sempre os locais que nevam bastante para que você não sofra com isso. Outra coisa é que as estações de esqui costumam ficar em locais mais isolados e geralmente em cidades pequenas.

Bom pessoal, espero ter ajudado em mais esse post. Falei bastante sobre as estações de esqui e cabe a você agora colocar tudo na balança e pesar os prós e contras. Um abraço a todos e até amanhã em mais um post da série falando sobre restaurantes, fiquem de olho no blog!

Leandro

14 comentários:

  1. Que legal o artigo de hoje sobre as estaçoes de esqui. É bem o lugar para onde gostaria de ir nestas ferias. Meus amigos disseram que lá é muito legal.
    E como faço com as roupas? Voces vao falar sobre isto?
    Obrigada
    Marina

    ResponderExcluir
  2. Oi Marina, realmente é muito legal, aconselho a todos.
    Enquanto ao assunto roupas, nós vamos abordar com ctza só q mais p frente. Agora nós estamos concentrando nas cidades e empregadores. Depois q passar esse período de inscriçoes, vamos começar com essas dicas. T+ e continue nos acompanhando!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Queria parabenizar o blog! Está me ajudando bastante em relação as minhas dúvidas sobre o work experience.
    Descobri o blog por acaso e estou virando assídua... hehe
    Parabéns novamente e I'm looking forward pelos próximos posts...

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Valéria, continue conosco! Abraço e até o próximo post.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o blog, é ótimo saber a opinião de uma pessoa que já viveu essa experiência!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde,

    Gostaria de saber onde posso arrumar agências que fazem esse tipo de ponte! Agências seguras e coisas do tipo...vocês tem alguma indicação.;


    Obrigada,

    ResponderExcluir
  7. Oi Isabel, tenho uma agência bem legal aqui de Floripa que eu particularmente conheço e gosto muito. Me mande um e-mail que te passo o contato dela se você quiser.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!
    Fui selecionada pra trabalhar como lift operator, mas estou com muitas dúvidas! Tô com medo de não aguentar o frio extremo durante as horas de trabalho e também ouvi falar que essa função é mais adequada para homens. O que que você acha??
    Luiza.

    ResponderExcluir
  9. Luiza, Com certeza você irá passar um bocado de frio mas, nada que um bom agasalho te ajude. Além disso, você terá que limpar toda a região do lift antes de abrir a estação e isso te confesso que é um serviço um pouco pesado, por isso é recomendado para meninos. Geralmente você trabalha com mais algém e dificilmente eles colocam somente meninas para esse tipo de trabalho. O problema é quando você ficar sozinha ou tiver um schedule diferente do seu parceiro. Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pela resposta!
    Pois é, fiquei sabendo que outra menina do Brasil também foi selecionada pra mesma função no mesmo local, mas mesmo assim acho que vou esperar novas oportunidades de emprego, o problema é que não sei se vou receber mais propostas boas a essa altura do campeonato!
    Luiza.

    ResponderExcluir
  11. Leandro,
    Seu blog está show de bola!! Parabéns!! To querendo ir pra um WE esse ano e minha vontade é ir pra uma estacao de esqui!!
    E sua atencao aos comentários sao mto bons.. quase blog nenhum tem isso!!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  12. Leandro,
    gostaria de saber se há algum tipo de trabalho para menores de 18 anos, e como faria para conseguir me contatar com a agência ou ate mesmo com a estação de esqui?
    PS: seu blog é muito bom, parabéns!

    Obrigado

    ResponderExcluir
  13. Olá Alexandre. Para menores de 18 anos não é possível. Você tem que ter entre 18 e 28 anos. A melhor forma, sem dúvida, é buscar uma empresa de intercâmbio para lhe auxiliar em todo o processo. Obrigado! Abraços, Leandro.

    ResponderExcluir