domingo, 23 de agosto de 2009

Série Dúvidas Frequentes: Viajar sozinho

E aí galera tudo bem? Hoje o nosso posto vai ser dedicado aquelas pessoas que estão sem coragem de ir pois estão sozinhos nessa jornada. No começo do ano está todo mundo empolgado, a turma está grande pra ir, mil planos e aquela coisa toda, mas com o passar do tempo vai tudo se ajeitando e na hora de virar realidade só vai você. E aí? O que fazer??

Primeiro de tudo: não deixe de ir, por favor!!!!!!! Você está prestes a desistir de uma das melhores experiências da sua vida e isso tudo por causa do medo de ir sozinho. Esse medo é normal e quem nunca teve que atire a primeira pedra, mas quando você chegar por lá vai ver que tem várias pessoas na mesma situação que você e as amizades vão acabar surgindo. A necessidade de integração é grande, mesmo pra quem vai com amigos, porque quase todo mundo que participa de um programa desses (nunca podemos generalizar) tem o objetivo de abrir seus horizontes, conhecer gente nova, fazer novas amizades e não pretendem se fechar em um grupinho pequeno, as melhores festas são aquelas que tem uma galera desconhecida.

Já vi muitas pessoas que foram com amigos e acabaram ficando sozinhos por lá por vários motivos. Porque os amigos não se adaptaram a cidade e trocaram no meio do programa, porque no meio do caminho aquele seu graaaaande amigo se tornou um graaaaande pesadelo por diversos motivos. A parte legal de você ir sozinho é que você estará infinitamente mais aberto pras novas amizades que, certamente, vão surgir nesses 3 meses. Sem contar, também, que quando você fecha pacote com uma agência, dificilmente ela vai mandar você, exemplar único, pro Alasca morar sozinho com os pingüins. Hehe

Uma sugestão que eu daria pro povo solitário é pra quando você for sondar as agências, pergunte quais os lugares onde eles vão mandar mais gente, pra não correr o risco de você ficar sozinho e abandonado em algum canto do mundo. E mesmo que isso acontecesse você se daria super bem porque faria novas amizades com americanos, africanos, russos e outras etnias que sempre se encontram. Outra ponto legal de levantar é que esse programa é realizado no mundo inteiro, quando eu fui pra Vegas tinham umas meninas do Equador que estavam participando do mesmo tipo de programa, tem um pessoal da Maldova também e lugares que você nunca imaginou que existissem.

Resumindo gente, vale muito a pena ir, seja sozinho ou acompanhado e quando você voltar pra casa vai poder contar vantagem pra todos os seus amigos que furaram no meio do caminho e com certeza eles vão ficar morrendo de vontade de ir no próximo ano!!! Um beijão!!!

Antônia

17 comentários:

  1. Muito bom esse assunto!!

    eu pretendo ir em 2010/2011 com minha namorada, mas se ela nao for ainda nem bateu o medo..e axo q nem vai bater...
    Só to com medo de chegar lá e morrer de saudades dela e querer voltar logo =/

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse assunto!!

    eu pretendo ir em 2010/2011 com minha namorada, mas se ela nao for ainda nem bateu o medo..e axo q nem vai bater...
    Só to com medo de chegar lá e morrer de saudades dela e querer voltar logo =/

    ResponderExcluir
  3. Vou em Maio/2010 no trabalho em acampamentos de verão. Ainda não sei quem vai, por em qnto estou sozinha nessa...estou com um pouco de medo, mas msm assim muito animada!
    Aaah se alguém for, gostaria de manter contato!E se vcs do Blog poderem me ajudar com dicas será otimo!
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Eu achei esse blog agora pouco numa comunidade de Work and Travel e então comecei a ler os posts, acabei de ler tudo e quero dar parabéns a vocês, fico feliz que tenham pessoas como vocês, que gostam de ajudar o proximo esclarecendo duvidas sobre um assunto que é realmente muito importante.Tenho pensado bastante em fazer work and travel,muita coisa que li aqui já me esclareceu bastante, é uma ótima oportunidade! Já coloquei o blog aqui nos meus favoritos e já espero os proximos posts! Parabéns, mais uma vez!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Dióginis! Abraço e até o nosso próximo post!

    ResponderExcluir
  6. Fui sozinha em 2007 e foi ótimo, acabei dividindo casa com brasileiros e chilenos, aprendi um pouco de espanhol, que antes não sabia nada!!!! Pra quem tá dúvida, se jogue no mundo!
    O engraçado foi conhecer o caso de duas amigas de longa data que foram morar na mesma casa... o barraco foi tão grande que teve votação p/ expulsão de uma...a amiga votou para a bff sair da casa.

    ResponderExcluir
  7. Eu fui 2 vezes, umas das vezes fui sozinho msm mas chegando lá dividi a casa com brasileiros e uns europeus folgados hehehe, mas era bem legal a diversidade, e td lugar tem seus probleminhas E da outra vez fui com mais 2 amigos, mas chegando lá eles se mudaram pra outra cidade por causa do emprego, mas fiz muitas outras amizades por lá.
    O lado ruim é que no começo vc pode ficar meio perdido, meio sem amigos, mas depois vai fazendo amizades e tal e ir sozinho pode te ajudar a falar mais em ingles, ja que vc nao vai se apoiar em ngm e se virar mais

    ResponderExcluir
  8. E ai pessoas..
    cara.. mto bom mesmo esse blog, também vou add aos meus favoritos.
    Eu sei q esse blog é voltado pros EUA, e pretendo ir ano q vem, mas não sei ainda pra onde (EUA, CANADA, ING, AFRICA DO SUL, NZ, AUSTRÁLIA...) tem muitos lugares legais.
    Queria saber se EUA é a melhor opção, e como também ainda não defini o que vou fazer, queria uma dica.
    AH, Queria saber também se tem tempo limite para ficar la? pois queria só trabalhar, e ficar 6 ou 12 meses.

    Obrigado galera.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. E ai João..olha, sem dúvida alguma EUA é a melhor opção para esse tipo de intercâmbio. Em relação ao tempo limite para ficar lá, sugiro você dar uma lidinha sobre um post que fizemos exatamente sobre essa questão.
    Falando bem por cima...você pode trabalhar 4 meses e viajar 1, sendo que o início do intercâmbio varia entre 15 nov a 15 de dez e termina obrigatoriamente 15 de março e como falei antes, você pode ficar viajando até 15 de abril no país.

    ResponderExcluir
  10. Hello,pretendo fazer intercambio em 2011,e provavelmente vou sozinha,porém,não é um intercambio de trabalho,vou p/ fazer idiomas.O lugar já decidi,EUA,San Diego-California,parece ser um verdadeiro paraíso.E,já que vc,Leandro,já esteve pelo EUA,me ajuda,esclarecendo essas dúvidas:
    -dizem q/ é dificil conseguir o visto p/ os EUA,isso é verdade??
    -vc recomenda a California?
    -os americanos são receptivos?
    Adorei o blog,os posts me ajudaram mto!
    Obrigado!
    VANESSA

    ResponderExcluir
  11. Oi Vanessa, não é bem assim não. Conseguir o visto para esse tipo de programa geralmente é muto tranquilo, a não ser que você tenha antecedentes que impeçam isso, como já ter um visto negado antes, algum parente ilegal no país, etc. Eu com certeza recomendo a Califórnia, é um estado muito bonito e com bastante oportunidades. Os americanos geralmetne são muito receptivos também, especialmente os de cidades pequenas.

    ResponderExcluir
  12. Entendi..

    então a minha idéia de passar um ano, eu posso esquecer??? =(

    ResponderExcluir
  13. Não para esse tipo de programa João. Nele você pode trabalhar por até 4 meses e ter mais 1 mês de turismo no país podendo ficar até a data limite de 15 de abril (dá uma olhada no post tempo de trabalho). Tem um outro tipo de programa que você pode ficar mais tempo lá nos EUA que é o que tem o visto com as siglas H2B. O detalhe dele é que geralmente se exige um nível de inglês mais avançado ao contrário do work and travel que se pode ir com inglês mais básico.

    ResponderExcluir
  14. Eu irei na metado de 2010, e vou sozinho, espero fazer grandes amizades para a vida inteira ^^
    see alguem for pra lá tbm ou ja tive lá, e quiser me add no msn eduardo_costt@hotmail.com
    me add todo mundo aee =D
    abraço

    ResponderExcluir
  15. Muito engraçado!!
    hauaahahauaha fui sozinho e tenho certeza que foi a melhor escolha da minha vida!
    conheci também amigos de infância que se tornaram inimigos na viagem! e não foram poucos!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá muito estimulante o post! Eu pretendo ir neste ano (2011) sozinha para Los Angeles, Orlando e Miami,já comprei as passagens, mas nao sei onde posso ficar para nao ficar tao cara a estadia. Tem alguma dica??!

    ResponderExcluir