terça-feira, 25 de agosto de 2009

Série Dúvidas Frequentes: Acomodação

E ai pessoal tudo certo?! Estão gostando dos textos? Espero que sim. Antes de qualquer coisa, gostaria de apresentar a vocês a mais nova colaboradora do nosso blog: Amanda Bordin. Ela é engenheira ambiental, tem 24 anos e realizou duas vezes o work and travel. Espero que façam bom proveito desse excelente texto desenvolvido por ela. Abraço a todos! Leandro.

Olá! Meu nome é Amanda Bordin e estou aqui pra falar um pouco pra vocês sobre como funciona a acomodação nesse tipo de programa work and travel.

Primeiramente, há dois tipos de empregadores em relação a acomodação: os empregadores que cedem um alojamento para os funcionários e os que não tem alojamento. Os empregadores que têm alojamentos podem simplesmente ceder o alojamento, sem custo, ou então, cobra um aluguel (geralmente este aluguel é subtraído diretamente do paycheck).

Eu participei de dois programas work and travel e pude vivenciar os dois tipos de empregadores. Na minha primeira experiência não havia um alojamento. Com isso, nas primeiras semanas eu e o meu namorado ficamos em um hotel até encontrar um apartamento. Com medo da grana estar curta, acabamos dividindo um apartamento de 2 quartos em 10 pessoas. Não foi uma experiência muito boa pela total falta de privacidade e pelo fato de que nós começávamos a trabalhar muito cedo e o povo com quem morávamos não… Eles faziam muito barulho até tarde e com isso nós não conseguíamos descansar direito. Por conta disso, acabamos conhecendo um casal de americanos e fomos dividir um apartamento com eles. Foi ótimo! Essa é uma dica pra quem vai com o namorado : procure dividir apartamento com outro(s) casal(is). O pessoal que vai solteiro está em outro ritmo de quem já vai acompanhado e assim, as chances de você se dar bem com os seus ”roomies” são bem maiores.

No meu segundo work and travel eu trabalhei numa estação de esqui que tinha um alojamento para funcionários. Eles cobravam em torno de 300 dólares e esse valor era deduzido diretamente do meu paycheck. Eu acredito que morar em alojamento é uma ótima maneira de economizar uma grana com acomodação e não ter que se preocupar com transporte da casa pro trabalho. O ponto negativo de morar assim seria em relação ao conforto : um alojamento nunca vai ter o mesmo conforto de uma casa, claro.

Outro ponto importante para se falar em relação a acomodação seria o depósito. O depósito é uma taxa cobrada pelos locatários antes de começar o aluguel para cobrir possíveis danos causados no apartamento/alojamento e o valor cobrado é geralmente o equivalente a um mês de aluguel. Se o local alugado não teve nenhum dano, eles devolvem o valor do depósito no final do último mês.

Bom, acredito que cada um tem que ver qual o seu perfil e se está disposto a uma bagunçinha de dividir apartamento com uma galera, se prefere dividir com menos gente ou se está disposto a viver em alojamento para poder estar pertinho do trabalho e ainda economizar com o aluguel.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida, estamos aí!

Amanda Bordin

8 comentários:

  1. Muito bacana, obrigada! Não sabia sobre esse detalhe do "depósito". Obrigada,xará. :)

    ResponderExcluir
  2. Leandro F. Weigmann25 de agosto de 2009 15:57

    Amanda, por isso que esse é um dos motivos que devemos levar o 'pocket money'. Você tem que pagar o depósito mas ainda não recebeu o salário entende...alguns empregadores até esperam você receber a primeira remuneração mas não todos, especialmente se a acomdação não está vinculada a ele.

    ResponderExcluir
  3. Como voce fez para dividir o ap com o casal de americanos? vc ja os conheciam? ou simplesmente procuraram em algum tipo de jornal por lá?

    nao entendi como vcs fizeram isso..

    ResponderExcluir
  4. Leandro F. Weigmann27 de agosto de 2009 00:59

    Ardiles, moramos com eles porque conheçíamos eles do trabalho. Você vai ver que isso é uma prática comum nos EUA. As chances de você conseguir o que nós conseguimos são grandes, não custa tentar!

    ResponderExcluir
  5. se nao tiver acomodação.. quanto eu gasto mais ou menos por mes num ap? tem algum motel q dah pra reservar por tempos? valeww

    ResponderExcluir
  6. Olha Aldir, é muito variável mas não constuma ser barato. O que a galera faz muito é dividir uma casa/ap com várias pessoas. Você já deve ter ouvido alguma pessoa que fez o work and travel dizer que morou com 10-15 pessoas certo? Então, é justamente por isso! Eu por exemplo dividi um ap em Orlando pois o meu empregador não oferecia housing e acabou saindo muito barato. Porém, tive que abrir mão da privacidade e de um conforto maior, mas isso é assunto para falar em outro post com mais calma. Em breve vamos comentar detalhadamente sobre a housing ok?

    Forte abraço,

    Leandro

    ResponderExcluir
  7. olá! uma duvida a estação de esqui cobrava 300 dolares...era por semana?
    obrigada!

    ResponderExcluir