quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Qual o seu objetivo no intercâmbio?

Alguns de vocês podem estar se questionando sobre qual o seu objetivo em realizar esse intercâmbio de trabalho? Eu pelo menos pensei e pensei bastante. Algumas perguntas vinham na minha cabeça como: será que vou em busca de ganhar dinheiro? vou para viajar? quero ir apenas para sair da rotina? vou para ganhar uma experiência internacional? quero conhecer uma cultura diferente?

É muito importante que você decida e tenha em mente o seu objetivo no intercâmbio para não sair do seu foco. Não existe um objetivo que poderia-se dizer que é o correto. O correto eu diria que é aquele que serve para você, para a sua necessidade pessoal, porém ele pode não ser o mais adequado para uma outra pessoa. Pude ver muito claramente os objetivos de cada pessoa lá durante o programa. Muitos criticavam aqueles que não ligavam muito para o trabalho e que só queriam diversão ou então aqueles que trabalhavam demais e não se divertiam, não saiam para lugar algum. Na verdade quando você ia ver a fundo, as pessoas tinham um objetivo. Aquele que não queria trabalhar, na verdade estava lá para se divertir ao máximo porque tinha uma vida de trabalho muito desgastante aqui no Brasil e aquele que só queria trabalhar e ganhar dinheiro, estava querendo juntar o máximo de grana possível para ajudar em casa ou comprar um carro.

Não da para você sair criticando as pessoas sem saber o objetivos delas. Ganhar dinheiro, viajar, comprar eletrônicos baratos, roupas, tudo isso esse intercâmbio proporciona para nós. Cabe a você decidir o que você deseja fazer. Penso que ideal seria você saber balancear as coisas. Trabalhem mas não tanto, deixem alguns day-offs para curtirem a cidade que você está, fazer amizades e algumas comprinhas, porque ninguém é de ferro tbm...hehe. Divirtam-se mas nem tanto, procurem trabalhar para que vocês possam ter uma boa experiência de trabalho e bastante contato com a língua inglesa no dia-a-dia. Em fim procurem o equilíbrio e não se esqueçam de visar os grandes objetivos que esse ótimo intercâmbio proporciona para você, que na minha opinião são: aprender a língua inglesa e conhecer uma nova cultura.

Um grande abraço a todos e não percam o próximo post!!!

6 comentários:

  1. Primeiramente, parabéns pelo blog, trata de assuntos importantes pra quem vai pela primeira vez.

    Eu gostaria de tirar um dúvida: quando você diz que tem gente que vai pelo dinheiro, então é possível cobrir todas as despesas do programa (tanto custos pré-viagem, quanto os custos de vida lá) com o salário? Teria que ter mais de um emprego?

    Mais uma vez parabéns pelo blog.

    Obrigado =)

    ResponderExcluir
  2. Caio, geralmente as pessoas conseguem fazer isso. Eu pelo menos consegui nas 2 vezes. cobrir todo o investimento do programa e ainda consegui comprar alguns eletronicos e viajar um pouquinho tbm.

    Vale lembrar que esse programa não visa ganhar dinheiro. Tem coisas muito importantes alem disso sabe. Mas se vc levar a sério vc consegue, pricipalmente com o second job. E diria q com um bom emprego ganhando gorjetas vc conseguiria cobrir tudo. Se vc não tiver ganhando tão bem eu diria q o second job seria um boa opção com ctza. Espero ter ajudado e qq duvida é só mandar um e-mail ok? Um abraço, continue nos acompnhando e obrigado pelo reconhecimento!

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz o Work and Travel em 2003 e consegui trazer de volta pra casa 3 vezes o valor investido, trabalhando cerca de 60 a 70 horas por semana!

    Desde 2006-2007, a economia americana vem passando por uma desaceleração, culminando com a crise em 2008 e a cada ano, o número de alunos aumenta buscando o Work & Travel como proposta de intercâmbio. Hoje, costumo orientar quem me pergunta sobre isso que se a pessoa conseguir voltar no zero a zero, considere lucro e grande!

    Abs,

    ResponderExcluir
  4. Até porque como falei antes, a diéia desse intercâmbio não é fazer dinheiro. Mas a coisa vem mudando um pouco. Venho trabalhando de perto com o pessoal que ta indo pra lá e estou vendo uma melhora significativa a cada ano.Deêm uma olhada no post da crise mundial. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Qual emprego vocês consideram o melhor, e em que cidade? Se tiver em algum dos posts, desculpas, eu to começando a conhecer o blog agora, e já estou muito satisfeita, ótimo blog!

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo, nos posts um pouquinho mais para frente estamos falando justamente dessa questão blza? Espero que goste e faça bom proveito das informações! =]
    Leandro

    ResponderExcluir