quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Perspectiva do Work and Travel para esse ano

Olá pessoal! A intenção da postagem de hoje é dar a vocês uma visão maior do que está rolando no work and travel e quais as expectativas para esse ano com toda essa crise acontecendo. Esse é um post que eu já vinha pensando em escrever há algum tempo. Muitas pessoas vinham me perguntando sobre essa questão e vi que ela merecia um dia para discutirmos a respeito.

A perspectiva para esse ano do work and travel eu acredito que será melhor do que a temporada passada. No ano passado tivemos o ápice de crise mundial. Muitas pessoas que foram com emprego garantido, ficaram sem trabalhar. Isso ocorreu por um simples fato, tivemos um decréscimo da demanda de trabalho devido a diminuição do turismo. Muitos americanos perderam seus empregos e os que não perderam cortaram a primeira atividade supérflua da família: o entretenimento.

Conversando com um amigo proprietário de uma agência aqui de Florianópolis, ele estava me dizendo que as inscrições para o programa caíram cerca de 40 a 50% esse ano. Os próprios empregadores diminuíram as ofertas de vagas. Ano passado alguns ofereciam 50, 60 vagas, nesse ano os mesmos estão oferecendo 20, 30 vagas. O que houve na realidade foi uma diminuição e adequação das vagas. Os empregadores viram a realidade do ano passado e solicitaram menos vagas. Por isso acredito que aquela loucura de chegar lá e ficar sem emprego não vai acontecer na escala que aconteceu no ano passado. Mesmo assim não aconselho ninguém a se aventurar indo pela primeira vez de idependent. Ano passado tive amigos que foram de independent e estavam na mesma fila disputando vaga de emprego para lavar prato em restaurantes junto com os americanos, acreditam?. Vai ser mais difícil conseguir second job? Sim, mas eu diria que não como no ano anterior. A economia está melhorando, as coisas estão se acalmando, mas nem por isso você vai sair se arriscando apenas para economizar alguns dólares pela diferença dos programas.

Espero que tenham entendido a questão da adequação da demanda pelos empregadores e com isso se sintam um pouco mais seguros e confortáveis em relação a essa questão.

Um grande abraço a todos e até amanhã!

Leandro

14 comentários:

  1. valeu leandro, eu também tenho certeza que vai ser melhor do que ano passado. Em DC que eu fui em abril não havia sinal de crise, claro que o nível de consumo não era tão grande quanto antes, nem tinham tantos empregados nas empresas quanto em outros tempos, mas tinha cartazes nos malls e nsa ruas. Eu vou de self na minha primeira vez, mas meu ingles é bom e qq coisa vou pra uma cidade maior da east coast, um coisa que eu vi muito no orkut foi que as empresas de intercambio mandaram muita gente pra o colorado, utah, florida, nevada e cali, então ficou muita gente e pouca vaga. Acho que quem for pra estados menos tradicionais vai se dar bem, de primeira na IE esse ano, o cara ofereceu colorado como as mil maravilhas. Na hora de vender ninguém fala que ano passado muita gente rodou.

    ResponderExcluir
  2. Ola! acho q depende mto tbm da cidade que vc vai e tbm do fato de vc ter contatos lá... minhas amigas q foram na temporada passada foram de indepent pela 1a vez e foram as unicas q se deram bem pelo fato de n estarem ligadas c o empregador e poderem procurar outro trabalho qnd quisessem.. os q foram c trabalho garantido n se deram nada bem.. ficaram sem trabalhar direito e td mais... eu ja tenho trabalho garantido lá, mas elas dizem p eu ir de independent pq viram o q q deu c os outros... mas acho q as coisas mudaram um pouco.. eu to querendo ver se posso ficar um pouco na cidade onde ja tenho meu emprego e ir p cidade q elas foram depois junto c uma delas.. vamos ver ne?

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline, obrigado pela participação! Sem dúvida alguma depende muito do lugar que você está indo e do seus contatos, inclusive falei sobre isso em um post anterior. Se você vai por independent mas com emprego engatilhado, não vejo problemas. Essa história de ir por independent por não não ficar preso ao empregador não é bem assim, é papo de agência. A maioria das empresas de intercâmbio incentivam as pessoas a irem de independent pois é muito mais tranquilo para elas e muito menos trabalhoso. A agência ganha menos dinheiro mas elas se "incomoda" menos com as pessoas. Você não é obrigado(a) a ficar no empregador se você não quiser. Se você tiver tendo problemas, entre em contato imediatamente com o seu sponsor pois é para isso que ele está lá. Se você está atravessando um momento ruim de diminuição de horas, cabe a você ir atrás de um outro emprego e cobrir as horas que faltam. Ir pela primeira vez cheio de inseguranças, num país que você não conhece, não fala direito a língua e ainda com essa crise rolando, será mesmo que vale a pena? Será que vale a pena arriscar todo o investimento? Cabe a cada um decidir e optar pelo risco.

    ResponderExcluir
  4. Oi, quero dizer que estou adorando o blog.. tá sendo muito util pra mim que vou pela primeira vez!
    Ah, eu tbm gostaria de pedir para vcs fazerem uma postagem sobre lentes de contato! aiuhaiha (se da pra comprar renu/opti free lá sem problemas... se tem soro fisiológico pra vender igual aqui no brasil, esse tipo de coisa..!)
    Obrigada! :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Bianca, muito obrigado! Fica tranquila que eu vou agilizar um post sobre essa questão para você e para o pessoal que depende de lentes de contato. Até mais!!! Leandro

    ResponderExcluir
  6. Fala rapaziada! Estou indo pela primeira e independent, to meio preocupado em chegar la e nao conseguir o emprego e ter que voltar para casa! Como falaram acima "será mesmo que vale a pena?" acabei ficando um pouco mais inseguro ehehhe, o que voces acham? Que é uma aventura muito maluca ou que se eu for, me esforçar e correr atrás eu vou conseguir alguma coisa?

    ResponderExcluir
  7. E ai Renê! Geralmente eu não aconselho o pessoal ir de independent de primeira, mas tudo tem um porém hehe. Se você tem um bom inglês, esta indo para uma ciadade que tem bastante oportunidades, tem contatos por lá, é seguro de si, não vejo tantos problemas. É um risco? Sem dúvida nenhuma é, mas se você esta preparado para isso vá em frente. Abraços, Leandro.

    ResponderExcluir
  8. Olá. Vejo o blog a algum tempo, e está muito bom. Porém, eu queria saber se tem idade minima para ir em um work and travel. e também, quais "agencias" ssão, boas, como consultar, etc.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Olá Christian, a idade mínima é de 18 anos (até a data do embarque). Você pode estar consultando na internet e em seguida visitando as agências e verificando pessoalmente quais você mais se indentificou e passou mais segurança. Abraços, Leandro.

    ResponderExcluir
  10. Oii.. gostei muito do blog.
    Eu sou de Floripa tmbm, mas moro na California, LA, queria saber se vcs tem alguma ideia de emprego por aqui pra quem nao fala ingles 100%.
    Thanks

    ResponderExcluir
  11. ola, sou novato no assunto, e tenho interesse em fazer intercambio, gostaria de ficar la fora num periodo de 6 meses, para fazer um curso de ingles e tbm conseguir um emprego, o q voces me aconselham?...as agencias ja fazem pacotes com o emprego garantido la ja? moro no rio de janeiro

    obrigado a todos

    ResponderExcluir
  12. YOO
    eu to querendo ir de independent lá pro colorado.
    Meu inglês é muito bom em relação aos outros brasileiros e é a primeira vez q estou indo. Não vou de placement pq ja passaram as feiras de contrataçãoe só aogra estou decidindo ir.
    Será que vai ser furada? To pensando em Vail ou Aspen. O q vc acha?
    Valeu e muito útil o seu blog!

    ResponderExcluir
  13. Olá Welligton. Te aconselho a fazer o study and work. Você pode trabalhar e estudar por até 1 ano. Geralmente a escola te ajuda na procura do empregos. Nesse tempo de crise não existe nada garantido. Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Aspen e Vail são lugares ótimos. Talvez nesse tempo de crise não seria interessante ir para lá sem emprego garantido. Se você tiver alguns contatos, tudo bem, caso contrário não acho uma boa opção. Abraços.

    ResponderExcluir