domingo, 16 de agosto de 2009

Série Empregos e Empregadores: Parques temáticos

Trabalhar em um parque de diversões pode ser uma ótima oportunidade para treinar o seu inglês. Existem várias opções de trabalho que vão desde trabalhar no pátio dando orientações, nos quiosques vendendo lanches, em restaurantes, operando os brinquedos, nos hotéis resorts, até lojas de souvenir.

Para trabalhar como guia dando orientações no parque você precisa ter um bom inglês, afinal você estará dando orientações sobre onde ficam os brinquedos e determinadas áreas do parque o tempo todo. Nos quiosques você também tem contato com o público mas não conversa tanto como na função de guia. As lojas de souvenir podem ser uma ótima opção de trabalho além de ser um ambiente muito agradável de se trabalhar. Trabalhar operando os brinquedos é uma opção muito mecânica e cansativa, além do que você não tem tanta oportunidade de interagir com o público. Os restaurantes são lugares ótimos de se trabalhar e tirar uma boa grana com as tips trabalhando como garçom/garçonete. A comida geralmente é muito cara dentro dos parques e as contas de uma refeição saem muito altas. No hotel, geralmente as pessoas compram o pacote completo com estadia e bilhetes para o parque e você pode trabalhar nas funções já abordadas no tópico hotéis.

Um dos pontos negativos de se trabalhar nos parques é o salário. Geralmente não paga-se muito bem a hora fixa. Outra coisa é a respeito da moradia, elas são ótimas porém caras. Para quem está visando levantar uma grana eu diria que não é a melhor opção de empregador. Conheci algumas pessoas em Orlando que reclamavam bastante a respeito dessas questões. Outro detalhe é que alguns parques exigem exclusividade de trabalho, não havendo a possibilidade de você conseguir o second job fora do parque em que com você trabalha. Entretanto, conheci algumas pessoas que trabalharam em parques da Disney de Orlando que arranjaram second jobs nos próprios parques mesmo. Alguns trabalhavam como caixa na loja de souvenir e também em uma das lanchonetes no pátio.

Já o lado bom de se trabalhar nos parques é que você ganha entradas grátis e descontos nos produtos. Além disso eu diria que é um dos ambientes mais agradáveis e mágicos de trabalho. As pessoas estão de férias e costumam ser bem humoradas com você.

Espero que tenham gostado do post e amanhã vamos falar sobre trabalho em serviços essenciais (mercados, lojas de conveniências, postos, e outros), fiquem de olho no blog!

Leandro

4 comentários:

  1. Leandro,

    tenho visitado seu blog diariamente, para conhecer melhor sobre o assunto, já que conversamos pessoalmente algumas vezes sobre isso...gostaria de parabeniza-lo, pois a cada dia o blog está sendo aprimorado.
    Você realmente domina o assunto, não demora, vai se tornar uma referência no assunto.
    Grande abraço e vamos em frente.

    ResponderExcluir
  2. Muitíssimo obrigado pelos elogios Edgard. Fico muito feliz em saber que você e outras pessoas estão gostando do nosso trabalho. Estamos sempre em busca dos aprimoramentos para que a visita no blog se torne informativa e mais agradável possível para todos.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. oi Leandro, tudo bem?
    Parabéns pelo blog!
    Entao.. Tenho vontade de trabalhar em algum país de língua inglesa, pois preciso aprimorar meu ingles, mas nao tenho muitas informaçoes..
    Por exemplo, quando vc foi pro EUA pela primeira vez, que nível de ingles vc tinha?
    Com o que vc ganhava lá, vc conseguia pagar todas as despesas, inclusive a passagem? Nao precisou desembolsar nada?
    Quanto tempo eu preciso ter disponível? Um semestre? Ou pode ser durante as férias (dezembro, janeiro e fevereiro)?
    Se puder me responder, eu agradeço muito.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Tatiane. Quando eu fui pela primeira vez o meu inglês era bem básico mas fui me virando aos poucos. Geralmente você consegue pagar o investimento, a grande maioria das pessoas conseguem, eu por exemplo consegui nas duas vezes. Você precisa ter 4 meses disponíveis para realizar esse intercâmbio (dez-abr). Para falar a verdade você me deu uma boa idéia e agora vou criar uma pequena série abordando justamente essas questões que são dúvidas muito comuns do pessoal que vai realizar o work and travel. Até o próximo post e continue conosco!

    ResponderExcluir