quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Série Dúvidas Frequentes: Second Job

Boa noite pessoal. No post de hoje eu vou falar sobre alguns detalhes importantes a respeito do second job.

Uma das frases que mais escuto as pessoas falarem é: ‘ a primeira coisa coisa que vou fazer quando chegar nos EUA é conseguir um segundo emprego’. Eu diria para vocês para irem com calma mas também não demorem muito pois pode ser tarde. A primeira semana vai ser uma loucura porque você vai estar naquela fase de adaptação no país comprando as coisas que são necessárias para você e para a sua casa. Você vai estar se adaptando no primeiro trabalho ainda, tentando entender o caminho para chegar nele, entendendo com se pega o ônibus, etc, etc. Assim que as coisas tiverem se acalmando é hora começar a busca, e para isso você vai precisar saber alguns detalhes importantes.

A primeira coisa que você tem que ver é se o seu horário permite você levar um outro emprego. Trabalhos em restaurantes, hotéis e outros do gênero, tem muita variação de horário e você não consegue ter um schedule fixo trabalhando sempre de tarde ou sempre de manhã e ainda com os mesmos dias de folga. Já trabalhos como caixa de supermercado e de loja de conveniência, housekeeper e outros, permitem que você tenha um horário definido, ficando mais fácil de conseguir o segundo emprego. Por outro lado, você pode estar trabalhando em um emprego que tenha um horário muito variado mas que te dê um retorno financeiro muito bom, não sendo necessário você ter o segundo emprego. Tudo depende do que você estiver buscando para o seu Work and Travel (ver post objetivos do intercâmbio).

Um outro ponto que é bom vocês saberem é a respeito de se ter um telefone celular ou fixo para contato com o empregador. Quando você estiver buscando o second job, batendo de porta em porta, você vai ter que preencher o aplication, que é o formulário com seus dados pessoais que você fornece para o empregador, com um telefone para contato (afinal ele precisa falar com você caso queira te contratar). Mas como conseguir um telefone nos EUA? Muito fácil, você pode acionar a companhia telefônica da sua cidade, caso você esteja dividindo um apartamento ou casa, ou então comprar um celular pré-pago baratinho no Walmart (rede de supermercado bem famosa nos EUA). Vale lembrar também que você pode conseguir o segundo emprego diretamente por indicação de um amigo, não precisando preencher nenhum aplication.

O interessante também é você chegar cedo na cidade para tentar garantir a vaga antes das outras pessoas. Como vocês sabem, a cidade recebe muitos intercambistas de diversos países e se você demorar muito as possíveis vagas de trabalho podem já estar preenchidas. O grande detalhe é você saber dosar o período de adaptação com o início da busca do second job. Não demorem muito para não perderem a oportunidade mas também não sejam precipitados a ponto de saber se o seu schedule irá te permitir realizar ou não o second job. Como falei antes, você pode buscar daqui do Brasil um emprego que tenha horários mais fixos e lá, ir atrás do second job mais rapidamente. Também não adianta nada fazer tudo isso que falei acima se a cidade não te oferece a possibilidade de conseguir um segundo emprego, então é bom você procurar se informar com quem já foi ou com a sua agência se existe essa possibilidade.

Acho que era isso pessoal. Fiquem a vontade para participar e fazer comentários logo abaixo. Até amanhã em mais uma postagem com dicas. Abraço a todos!

Leandro

12 comentários:

  1. como é o procedimento de encontrar emprego já daqui do Brasil?
    tow indo pela primeira vez e queria ir pra uma determinada cidade de minha escolha, só que pelo q eu vi as agencias dão essa autonomia só que pra mim fica mt arriscado e eu posso não encontrar job. Não tenho noção nenhuma de como é o procedimento. Quero ir já empregado daqui! e na cidade que quero ir, e nao ser jogado pra qualquer lugar.
    oq eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  2. Se você quer ir de independent (opção onde você consegue emprego por conta própria) é bom você ver com a sua agência primeiro, geralmente eles te indicam sites de emprego ou tem contatos para você agilizar por conta própria. Outra solução é você ser indicado por alguém que já foi para o local que você quer ir.

    Por ser a sua primeira vez eu te aconselharia a ir com emprego garantido daqui do Brasil, ou seja, oferecido pela agência. A opção idependent é mais indicada para quem já foi e com essa crise rolando acho que seria muito arriscado para você.

    ResponderExcluir
  3. Adoroo o blog!!Vou em dez/2010....Estou ficando ansiosa deste já e com este blog estou clareando as ideias!!rs...
    Não queria mto EUA, mas acho q é um dos poucos (se nao for o unico!rsrs) países que aceitam o Work.... uma pena!!=)
    Beijos e quero noticias sempre!!!=)

    ResponderExcluir
  4. Eu não cheguei a procurar, eu trabalhava de lift operator, e no final de semana rolava snowtubing, e de vez enquando tinha no meio da semana, ai eu trablhava no tubbing tb, fazia mais horas, e foi tranquilo pegar, nao foi trabalhar no tubbing quem n queria!! as vezes o pessoal do hotel do resort, chamava o pessoal pra trablhar no restaurante a noite, de dishwasher, alguns amigos meus trabalhavam, e quando n queriam, me chamavam pra ir, mas nunca tive vontade de trabalhar!! já tava satisfeito com 50 ou 55 hrs por seman que eu estava fazendo!!! mas muita gente consegiu o second job, esse ano falaram que foi um pouco mais dificil mas alguns conseguiram nas nights, nos barzxinhos, restaurantes!! eu fui pra Hunter Mtn, em NY

    ResponderExcluir
  5. Willian, já vi que você participou do work and travel e teve uma ótima experiência. Você poderia fazer um depoimento sobre a sua viagem e nos mandar por email? Se possível com algumas fotos também. Vamos abrir uma série em breve que vai ser justamente sobre depoimentos de ex-participantes. Esperamos contar contigo, abraço!

    ResponderExcluir
  6. essa opção de você ir com o emprego indicado pela agência...segudno eles não permite que você tenha um second job,porem ja ouvi falar que tem condições sim, queria saber o que vocês acham disso.obrigado

    ResponderExcluir
  7. onde eu consigo este application? e que tipo de locais vc nos indicaria pra "pedir" um second job??

    ResponderExcluir
  8. Aldir, este aplicattion o próprio empregador irá te fornecer, cada um tem seu e você poderá preenche-lo em casa ou lá no local mesmo. Enquanto a locais para pedir emprego eu te indicaria todos, todos que você puder entrar e tiver oferencendo emprego. Tem sair atirando para todos os lados! Abraços,

    Leandro

    ResponderExcluir
  9. e é fácil ou é difícil de conseguir um second job? normalmente quem tenta, consegue um segundo emprego?

    ResponderExcluir
  10. Consguir ou não um second job depende de muita coisa... Primeiro do local que vc escolher pra fazer o intercâmbio, se for um lugar maior, turístico, que ofereça mais oportunidades acaba facilitando um pouco, porque você tem mais opções. Outra coisa que vai fazer muita diferença é a sua disposição pra ir atrás de aplication, preencher, entregar, ficar a disposição pra fazer entrevistas e essas coisas normais que acontecem antes de trablhar. Sempre lembrando que o seu nível de inglês tb influencia... Sei que a resposta pode ter ficado um pouco vaga, mas é que não tem como ser sim ou não... Espero ter ajudado em alguma coisa!
    Beijos
    Antônia

    ResponderExcluir
  11. Hum... entendo.
    e que cidades que vc recomenda ou que você acha (por experiência prórpia ou por conhecidos) que são mais fáceis de conseguir um second job? Que tipo de cidade turísca?

    Vou fazer o Work neste ano e a minha maior dúvida é em relação à cidade que vou. Tenho em mente que quero que seja em um lugar que neve e no nordeste dos EUA, pois quero conhecer NY. Foi lançado uma vaga em uma cidade chamada Farmington, PA, por exemplo, dei uma pesquisada no Google sobre a cidade mas não tem como saber se é uma cidade turística ou não. Tem um outro lugar no Maine, Bethel, que é uma cidade de esquiadores, me parece ser turística, mas não tem como eu ter certeza.
    Enfim, é esse tipo de dúvida que me surge.
    Sei que é difícil para vcs, mas se vcs souberem de alguma cidade turística, que seja fácil de arranjar um second job, e que se encaixe nessas minhas 'exigências', agradeceria.

    ResponderExcluir
  12. Caro Anônimo, eu tenho uma cidade bem legal para te indicar: Stowe no estado de Vermont. Fica perto de NY e do Canadá também. Dê uma pesquisada rápida sobre ela que você vai ver do que estou falando, aconselho mesmo! Abraços, Leandro.

    ResponderExcluir