domingo, 30 de agosto de 2009

A cultura da gorjeta nos EUA

Olá! A dica deste post é sobre algo que muitas pessoas têm dúvidas: dar ou não dar gorjetas nos Estados Unidos.

Ao contrário de como acontece aqui no Brasil, os Estados Unidos tem um processo diferente em relação a gorjetas, ou tips, em inglês. As gorjetas não estão incluídas na conta do restaurante, pois de acordo com a cultura deles, cabe ao cliente decidir como foi o atendimento do garçom. Para os americanos, a tip é um sinal de agradecimento pelo serviço de boa qualidade e ajuda prestativa.

Muitos garçons não recebem nem salário, vivem apenas de gorjeta, por isso a importância que existe de deixar uma gorjeta para eles. Não entregar a gorjeta para garçons, funcionários de hotel e taxistas é visto como falta de educação.

Aqui vai um resumo prático de como dar gorjetas nos estabelecimentos dos EUA e não passar vergonha:

Restaurantes: de 15% à 20% do total da conta.

Bares: 15% ou dar de um a dois dólares para cada drink.

Cafés: varia entre 5% e 10% por um bom serviço ou por pedidos complicados.

Restaurante tipo fast food: não é preciso deixar gorjeta.

Estacionamento: é normal deixar de um à três dólares para o funcionário que cuida dos carros.

Pedido de comida em domicílio: deixar entre um dólar e 15% do total da compra (se for um dia de chuva ou neve, por exemplo, deve-se deixar em torno de 15%).

Motoristas de táxi: em torno de 15% do valor da corrida.

Salão de beleza: de 15 à 20% do valor dos serviços prestados.

A primeira vez que fui para os Estados Unidos, passei por alguns desconfortos em relação a gorjeta pois não sabia que era "obrigatório" e que ela não estava incluída.

Uma vez fui a um bar em Orlando, pedi um drink e paguei apenas o valor do drink. Quando voltei ao bar para comprar outro drink o garçom não quis me atender novamente pois eu não havia deixado nenhuma tip para ele.

Depois disso, na segunda vez que fiz o work and travel eu trabalhei como server e vi a importância de se receber uma gorjeta, pois faz toda a diferença no salário do final do mês.

Se você quiser mais informações sobre tips, entre no site http://www.findalink.net/tippingetiquette.php , onde têm todas as dicas de etiqueta em relação a gorjetas.

Até a próxima!

Amanda

16 comentários:

  1. Eita , vou ficar pobre so de deixar gorjeta então pelos serviços hahaha até no taxi ?! que iiisso , vou morrer de fome lá só pra pagar as tips :P
    Legal demais esse post , cada vez mais ansioso pelo próximo rss

    Ahh , vi que alguns de vocês foram pra CA e queria saber : vcs estiveram em San Francisco ? pq to pensando em ir pra lá final do ano estudar inglês e tentar algum trabalho :s Seria uma boa região pra tal objetivo ? E a cidade é realmente boa , você nunca fica entediado como dizem ? Se não for pedir muito , me indiquem outras cidades nessa mesma região.. to mt em dúvida rss
    Obrigado desde já .

    ResponderExcluir
  2. Fala Igor!? Sim, nós conhecemos SF, eu e a Amanda fomos para lá em 2007. A cidade é simplesmente maravilhosa, muitos dizem que é a Florianópolis americana. Ela tem uma mistura da parte moderna e nova com a cidade mais antiga e histórica, é muito legal. Além de SF eu conheço Sacramento (capital da Califórnia) e LA. São duas cidades muito boas mas SF é mil vezes melhor, é uma ótima pedida para você morar e estudar inglês, aconselho mesmo! Abraço e até o nosso próximo post.

    Leandro

    ResponderExcluir
  3. Olá Igor e Leandro,
    Parabéns pelo blog Leandro, suas dicas são preciosas para nós que estamos indo pela primeira vez.
    Eu vou fazer o WE em San Francisco e gostaria de sugerir um post sobre essa cidade.
    :) Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Clara, muito obrigado! Estamos providenciando em breve uma nova série sobre cidades. Vai ser muito legal é só aguardar e conferir. =]

    Leandro

    ResponderExcluir
  5. Valeu Leandro , acho que é pra SF que eu vou mesmo, td mundo fala bem de lá ! E ainda posso alugar um carro e conhecer LA , SD e o queo dinheiro der rss

    Vai quando Clara ? também to pensando em fazer WE lá hehe a cidade é top 1 na minha escolha até agora por tudo que tenho lido a respeito dela =]

    ResponderExcluir
  6. Como disse o Igor, também estou ansiosa pelos posts. Toda vez que leio o do dia, já fico esperando pelo do próximo dia, aeoahos. Parabééns pelo blog!

    ResponderExcluir
  7. E pra quem vai receber em gorjeta? qnt q eu posso esperar se meu salario sera de 6,50 + tips? trabalhando 8hs/dia? só pra ter uma noção se da p eu juntar algum dinheiro!!
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  8. Oi.. comecei a ler o blog agora.. vou no sork no final deste ano.. ainda n tenho vaga!
    O post alem de ser bom pra nos deixar atentos à educação nos states, é bom para sabermos onde evitar de ir, pra n gastar mais (afinal, a gente vai estar trabalhando e n ganhando tao bem assim pra dar tnt gorjeta neh?!) valeww aee

    ResponderExcluir
  9. Leandro, esperarei ansiosa pela série sobre as cidades...
    Igor, to indo em Novembro pra San Francisco, quem quiser manter contato e trocar informações me add no msn: claraarf@hotmail.com
    :)

    ResponderExcluir
  10. Eu também tive uma experiência dessa, fomos em um bar e todo mundo pediu o seu drink (todos os bares,baladas que eu fui vc pede pelo drink, não existia um cardápio como no Brasil). Na segunda vez a mulher já falou: vocês não são daqui né? não cobrando, mas geralmente o pessoal deixa uma gorjeta cada vez que pede!

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu! Varia muito. Eu já empregadores oferecendo valores baixos por hora mais gorjetas, outros oferecem valores médios e ja vi oferecerem valores de 9 + tips. O mais comum é você receber a hora bem baixinha com gorjetas. Não é nada para se preocupar pois no final somando as gorjetas mais as suas horas, você estará ganhando muito bem!

    Gabriel, obrigado pela participação, abraços a todos!

    Leandro

    ResponderExcluir
  12. OLÁ, PARABENS PELO BLOG!

    GOSTARIA Q VCS COMENTASSEM ACERCA DOS MODOS E MEIOS DE IR FAZER O WORK AND TRAVEL NOS EUA!

    CONTINUEM ASSIM, MUITO BOM O BLOG, UTILIDADE PUBLICA!

    HEHE

    ResponderExcluir
  13. Oi pessoal!!

    Não sei se aqui no blog já tem um post sobre isso, mas eu aqueri saber alguma coisa sobre salão de beleza nos EUA, quanto é se o serviço é bom, se vale a pena pagar, etc!

    Abraços e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  14. Vou para SF na próxima semana.
    Fiquei em dúvida sobre as gorjetas.
    Quanto se deve dar por mala carregada? Vou levar só uma mala. Um dolar não seria pouco?
    Vou alugar um carro = diária US 200 + diária estacionamento do hotel US 50 = caro pra caramba! Ainda tenho que dar gorjeta para o manobrista?
    Obrigado,
    Alexandre.

    ResponderExcluir
  15. Olá Alexandre. Dê uns 3 dólares para a pessoa que carregou a sua mala. Vá se acustumando que nos EUA é assim, a cultura deles é essa. Aqui no Brasil é completamente diferente, lá a história é outra. Você provavelmente irá depender de gorjetas no seu trabalho. Se acostume com o modo de vida americano. Não dar gorjetas é totalmente grosseiro e com certeza se você não der nada ou der algo insignificante, vai ouvir algumas palavrinhas não muito legais do pessoal. 200 dólares para alugar um carro é muito caro. Existem opções mais baratas. Eu sempre alugava por 80 dólares. Uma boa pesquisada no site da locadora vai te ajudar. Abraço.

    ResponderExcluir