quinta-feira, 1 de abril de 2010

Voltar ou ficar mais tempo?

E aí pessoal! Tudo bem? Desde o nosso último post até hoje muita coisa já rolou né... Tenho certeza que uma galera já voltou e que muitos estão quase pra voltar e estão na dúvida. Fico ou não mais um tempo por aqui... No nosso post de hoje vou falar um pouquinho dos motivos que me fizeram ficar e que eu realmente não me arrependi em nenhum momento.

Por essa época, há dois anos atrás, eu estava na dúvida se ficava mais um pouco ou se voltava para o Brasil. Tinha começado a namorar durante o intercâmbio e não estava nem um pouco a fim de me separar dele naquele momento... hehe Mas acabei colocando na balança todos os prós e contras.

O que me fazia ter mais pressa de voltar era a minha formatura, afinal faltava apenas um ano pra isso acontecer e eu sabia que era muito importante pra mim. O que de fato é verdade, mas eu sabia que a minha faculdade continuaria no mesmo lugar e que, independente de voltar naquele momento ou não eu iria me formar. Claro que você tem que levar em conta se já trancou o seu curso em outros momentos, porque perder a faculdade por alguns meses a mais de EUA não vale a pena mesmo. Tenho alguns conhecidos que deixaram a faculdade aqui no Brasil faltando apenas 6 meses pra se formar. Na minha opinião acho uma loucura, mas isso depende muito do seu ponto de vista e dos objetivos que você tem na sua vida. Hoje estou formada e vejo que isso não alterou em nada, muito pelo contrário me ajudou a passar em um processo de trainee, por ter uma experiência de mais tempo fora.

A saudade dos meus pais também contava e muito para me fazer querer voltar... Isso é, mais uma vez, questão pessoal. Você tem que ver se agüenta mais um tempo longe, porque depois que você volta, em duas semanas tudo volta ao normal... (quando me diziam isso eu não acreditava muito, mas é verdade... hehe) aí começa a saudade da vida que você leva aí.

Outro aspecto que eu considerei pra ficar mais um tempo era que eu ainda não tinha cumprido todos os meus objetivos pré-viagem, como conhecer outros lugares e ficar mais confiante quanto ao meu inglês, eu sabia que ficando mais um tempo a quantidade de brasileiros diminuiria e assim o contato com o português também.

No meu caso, valeu e muito a pena. Apesar das noites sem dormir, na eterna dúvida se ficava ou não, hoje, olhando pra trás vejo que valeu a pena cada dia a mais que passei por lá. Até hoje morro de vontade de voltar mas sei que a vida tomou outros rumos e que agora é muito mais complicado voltar!

Espero ter ajudado em alguma coisa e que vocês tomem a melhor decisão!!!

Um grande beijo,

Antônia

12 comentários:

  1. Legal o posto, esta e uma duvida que todos tem
    aguardamos mas posts, pois sao muito util para intercambistas
    valeu pessoal parabens pelo Blog..
    abracos

    ResponderExcluir
  2. Legal o post mesmo!
    Eu já pedi mudança pra visto de turista e vou ficar até agosto.

    A faculdade? Vou trasferir pra cá! Decidi que vou estudar aqui também. Realmente essa viagem mudou minha vida.

    ResponderExcluir
  3. Gentee, muito bom o BLOG, ja comenteii varias vezes, e tenho uma duvida, um pouco engraçada!! Eu queria saber como é la pra tomar banho, se é igual no Brasil, todos os dias, quantas vezes quiser por dia, etc. e se o gosto da agua é diferente! Se da pra beber da torneira, ou tem que comprar. Ahh, seila, fiquei curioso.
    Tchau' abraçoos.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do blog :)
    Vcs podiam continuar postando, tirou muitas das minhas dúvidas!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Oi Vinicius, muito obrigado! Para tomar banho é bem tranquilo, não tem muita difererença daqui do Brasil. Já para beber os americanos utilizam a água da torneira mesmo. O tratamento de água por lá funciona muito bem mas se você preferir pode comprar água no supermercado. Abraços, Leandro.

    ResponderExcluir
  6. Oi Juliana, obrigado. Em breve teremos novidades, aguardem. Leandro

    ResponderExcluir
  7. Mas vc estendeu o prazo ficando ilegal ou conseguiu extensao do visto?!?

    Lorena.

    ResponderExcluir
  8. Oi... vc trabalhou durante o periodo?

    ResponderExcluir
  9. Olá, não trabalhei apenas fiquei viajando no país. Não é permitido trabalhar durante esse período.

    ResponderExcluir
  10. Ola, primeiro parabens pelo Blog, foi o Blog mais informativo e completo q encontrei sobre o assunto.
    Vcs sabem me informar c o programa de trab temporario com o visto H2B é parecido, ja sou formada em Administração e n tenho mais o vinculo com a faculdade, e gostaria de passar um tempo nos EUA p aperfeiçoar meu ingles.
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jubbs. Obrigado. Se não me engado o visto H2B não está mais em vigor. Sugiro procurar o Canadá para esse tipo modalidade que você está interessado. Sucesso!

      Excluir