sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Dicas sobre o "Pocket Money"

Separar uma grana pra não passar apuros nas primeiras semanas nos Estados Unidos é fundamental para que o intercâmbio tenha altas chances de dar certo. Quando eu fui, em 2006, levei quase $1.500 e, pra mim, foi suficiente. Cheguei na cidade onde fui morar, sem lenço e sem documento, só sabia que tinha emprego garantido, e foi uma luta para me ajeitar. Por isso, essa grana inicial é super importante para muitos imprevistos que irão aparecer nos primeiros dias. Quem vai pelo programa independent, sem emprego certo, deve se precaver ainda mais, levando também um bom cartão de crédito.

Acredito que muitos já saibam como comprar dólares no Brasil, mas sempre vale lembrar as opções. A moeda é vendida nas casas de câmbios e em agências do Banco do Brasil. Nesses dois locais, o dólar é sempre mais caro, cotado a preço de mercado, com a cotação do dia. Uma boa dica é procurar as agências de turismo por onde se está fazendo o programa e verificar com o agente onde se encontra dólar mais barato. A própria empresa costuma vender. Outra alternativa é procurar pessoas que já fizeram intercâmbio. Muita gente vem dos Estados Unidos e vende os dólares aqui. Quem conhece alguém, verifique se a pessoa está vendendo. Lembrando que é bom ficar de olho na cotação. Essa semana o dólar teve uma das cotações mais baixas dos últimos anos.

Na viagem, não coloque o dinheiro todo em um só lugar. Divida a quantia nas malas, no bolso, na bolsa de mão e na bolsa que se coloca na cintura para evitar qualquer roubo. Geralmente, a agência de viagens oferece essa bolsa para colocar na cintura, em baixo da calça. Fica imperceptível. Eu acredito que o melhor é dividir o dinheiro, porque se houver algum imprevisto, você não ficará sem nada. Mas é sempre bom pensar que tudo vai dar certo, e seguir com o pensamento positivo, nada de demonstrar que está carregando uma quantia mais alta de dinheiro e nem ficar dando mole pelas ruas e aeroportos.

Decidindo a quantia que levará em cash, é hora de ir ao banco e escolher um cartão de crédito internacional, que seja aceito nos Estados Unidos. Verifique também o limite do cartão. Como a moeda lá vale bem mais que a nossa, suba esse limite ao máximo. Mesmo que a compra não seja efetivada com o cartão, ele será necessário para garantir o pagamento em dinheiro, como no aluguel de imóveis e automóveis. Ah, outra coisa importante: pra comprar ingressos de show, por exemplo, só o cartão de crédito costuma ser aceito.

Então, converse com seus pais, veja um bom cartão e já avise que talvez precisará usá-lo. Mas utilize só em último caso mesmo, porque com o dinheiro você acaba gastando menos, pois não vai pagar taxas extras. A quantia ideal a ser levada varia conforme o gosto do freguês. Quem está a fim de faturar por lá e tem o emprego garantido, deve levar o necessário para os primeiros 15 dias. Geralmente, o pagamento nas empresas americanas é feito quinzenalmente. Acredito que a menor quantia a ser levada não pode ser inferior a $1.000. Mas se você tem condições de levar mais, leve. Quanto mais, melhor!

Saber o local onde vai morar e em qual cidade vai ficar é super importante. O intercâmbio em grandes cidades, como LA, Miami, NY e Boston, exige mais dinheiro, os gastos são maiores. Já quem vai pra resorts e estações de esqui, gastará menos. A lógica do custo de vida lá é a mesma daqui: quanto maior a cidade, maiores são as despesas.

Atenção também para o dinheiro da viagem. Leve uma quantia em reais (cerca de R$500) para usar no trajeto de ida e volta ao Brasil. Use os dólares somente quando por os pés nos Estados Unidos. Sendo econômico e não perdendo a cabeça, o dinheiro dá tranqüilo para o início do programa. E mais uma coisa, não compre eletrônicos e nem faça extravagâncias com a quantia que você levou do Brasil. Use o seu salário para ir às compras, afinal nada melhor que gastar o seu próprio dinheiro, sem depender de ninguém. Isso é, com certeza, um dos maiores prazeres do intercâmbio.

Abraço e até o próximo post.

Joarle

12 comentários:

  1. ótimo post! e tava esperando mesmo este assunto! haha
    uma coisa que eu ainda não consegui entender é o cartão de crédito internacional. Por exemplo, eu tenho uma conta universitária aqui. Vou receber um dinheiro do meu trampo em janeiro, e queria ficar com esta mesma conta. Se eles depositarem nela, com este cartão internacional, eu uso odinheiro normalmente lá? O dólar é convertido automaticamente? Vale a pena fazer isso, por causa das taxas?
    Muitíssimo obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  2. Então Fernanda, verifique no seu banco como funciona o seu cartão de crédito e, principalmente o limite. Se o seu cartão é internacional, vai funcionar lá. O problema é que cada vez que vc usar, pagará por taxas extras. Por isso, prefira sempre usar dinheiro mesmo.

    Um abraço! Joarle

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post mesmo, parabéns!
    Sobre o dinheiro eu entedni, só tenho uma duvida sobre o post anterior.
    Quero ir pros EUA morar, como consigo isso?
    O visto de Turismo permite quanto tempo la?
    Obrigado.
    (comentei sobre isso aqui pq achei mais facil de voce me responder!)

    ResponderExcluir
  4. Vinicius, você pode morar nos EUA de diversas maneiras, uma delas é fazendo um intercâmbio. Geralmente eles dão prazos longos para o visto de turismo. O meu, por exemplo, foi de 5 anos. Abraços, Leandro.

    ResponderExcluir
  5. Conheci o Blog agora. Estou planejando um intercâmbio de apenas 1 mês (férias do trabalho) para estudar inglês... agradeceria dicas relacionadas. Parabéns pelo trabalho que está muito bem feito.

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente, meus parabéns pelo blog! É de grande valia para quem deseja informações, assim como eu.
    Então, estou planejando de ir fazer um intercâmbio no inicio do ano que vem. Estarei indo para aprimorar o meu inglês que é básico, básico. Estou planejando ir para passar um ano.
    Estarei indo com ajuda financeira do meu pai, no entanto queria, assim como você já citou ter o meu próprio dinheiro, para pelo menos despesas pessoais como shows, compras...
    A minha maior dúvida é se é fácil arrumar "bicos", como por exemplo tirar neve... Estou indo com disposição, mais já quero ir consciente se terei facilidades para arrumar um "bico" ou se posso esquecer a ideia...
    Desde já obrigado.
    Joederson S. Rolly

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente, meus parabéns pelo blog! É de grande valia para quem deseja informações, assim como eu.
    Então, estou planejando de ir fazer um intercâmbio no inicio do ano que vem. Estarei indo para aprimorar o meu inglês que é básico, básico. Estou planejando ir para passar um ano.
    Estarei indo com ajuda financeira do meu pai, no entanto queria, assim como você já citou ter o meu próprio dinheiro, para pelo menos despesas pessoais como shows, compras...
    A minha maior dúvida é se é fácil arrumar "bicos", como por exemplo tirar neve... Estou indo com disposição, mais já quero ir consciente se terei facilidades para arrumar um "bico" ou se posso esquecer a ideia...
    Desde já obrigado.
    Joederson S. Rolly

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Joederson. Com certeza você consegue. Geralmente nas cidades pequenas rola bastante bico para fazer. Acho mais interessante um second job. Boa sorte! Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado ZiDenis. O foco do blog é Work and Travel. Acredito que o pessoal da agência que você está contratando pode te ajudar bastante. Geralmente eles tem bastante contatos do pessoal que já foi. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Olá, gostaria muito de dicas sobre o que levar na mala para lugares frios! Eu vou trabalhar em Dakota do Sul que chega a dar -30ºC, enquanto eu moro em Recife onde o ano inteiro dá 30/35ºC.
    Pleeease, help me! =)

    ResponderExcluir
  11. Olá Anônimo! Não adianta você se encher de roupas. O ideal é você comprar uma jaqueta, bota calça, etc, de acordo com a temperatura que você enfrentará. O problema é que essas coisas são caras. Recomendo você ir atrás de alguém que já foi para esses locais frios e pegar emprestado. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Nossa, gostei muito do blog de vocês.
    Me ajudou muito
    obrigada!

    ResponderExcluir