quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Escolhendo o carro certo para andar na neve

Olá pessoal, gostaria de apresentar a vocês o mais novo integrante da equipe do blog, Joarle Magalhães. Ele é de Minas Gerais, jornalista e realizou o work and travel na temporada de 2006/7. Grande abraço a todos e aproveitem o conteúdo de mais um experiente intercâmbista work and travel USA. Leandro.

Esse assunto é sério e merece bastante atenção. Andar de carro sobre a neve é extremamente perigoso e é preciso tomar muito cuidado. Nos Estados Unidos, alugar um automóvel não é complicado, mas exige alguns requisitos. É preciso ter cartão de crédito, por exemplo. Geralmente, os intercambistas se unem em grupos de cinco ou sete pessoas e o aluguel do carro, por um final de semana, fica bem mais barato. Os valores de locação variam muito conforme o modelo do veículo, mas com a divisão do preço entre os membros fica fácil pagar. O preço não deve ultrapassar $40 pra cada, durante o final de semana.

E o carro é a melhor opção como meio de transporte. Avião só vale a pena para longas distâncias, como ir de Los Angeles pra Miami. Trem também é uma boa opção, mas não para fazer turismo. E nem todas as cidades oferecem esse tipo de transporte. Fuja dos ônibus interurbanos, param em muitas cidades e a viagem é sempre mais demorada e cansativa. Quando for viajar para curtas distâncias, o aluguel de carro é mesmo a melhor opção. Chame um grupo de amigos e faça o roteiro da viagem. O passeio será bem melhor com a independência oferecida pelo carro no deslocamento.

Quem fará o intercâmbio em uma região de neve, tem que ser esperto na escolha do veículo. O carro mais bonito (e são muitos) nem sempre é o mais recomendado. Dirigir sobre a neve é muito perigoso! Falo isso por experiência própria. Já fiquei preso numa rua onde o asfalto estava congelado e, por sorte, não bati com o automóvel em uma montanha de gelo.

Antes de fazer a viagem e alugar um carro, verifique a previsão do tempo. Lá nos EUA, a previsão é muito precisa e eles conseguem dar as condições do tempo com bastante antecedência. Eles são fissurados nisso e há muito mais tecnologia que no Brasil para antecipar o clima. Veja por quantos dias vai precisar do carro, quantas pessoas irão, quem serão os motoristas. Se for cair uma tempestade de neve, não viaje, porque as estradas irão fechar e será bem difícil dirigir nessas condições.

A melhor opção de veículo para andar em região de neve é o automóvel que possui controle de tração nas quatro rodas, pneus especiais e freios ABS. Converse com o locador e veja o que ele recomenda. Muita gente usa corrente nas rodas, mas o melhor mesmo é a tração automática. Colocar as correntes pode ser extremamente complicado para quem não está acostumado a fazer isso. Outra coisa: as locadoras não oferecem correntes.

Em qualquer cidade americana, existem muitas lojas de aluguel de veículos. O preço da locação varia muito conforme a empresa, o modelo do carro e os recursos disponíveis. Um carro com tração é mais caro, mas vale a pena pela segurança. Na época em que morei lá, o aluguel por um dia variava entre $50 e $120. Na hora de locar o veículo, além do cartão de crédito, exigido na maioria das locadoras, será necessário apresentar a carteira de motorista. A do Brasil é aceita sem problemas. É necessário preencher uma ficha com dados do motorista. Se for um grupo de pessoas, mais de um pode ser cadastrado. Isso é preciso por causa no seguro, em caso de acontecer algum acidente. Outra dica é escolher o motorista que tem mais experiência na direção e o que for mais velho, pois isso barateia o custo no aluguel. Geralmente, maiores de 25 anos conseguem pagar mais barato.

Os acidentes na neve são comuns, justamente porque as pessoas não tomam as devidas precauções. Quando estive na Califórnia, na região de Lake Tahoe, onde fiz meu intercâmbio, sempre tinha notícias de alguém que havia se envolvido em um acidente. Inclusive um mexicano que lavava pratos no restaurante em que trabalhei. O carro dele bateu em uma máquina de tirar neve da estrada e não sobrou nadinha, só ele mesmo, que teve alguns cortes e arranhões. Mais uma vez repito: é extremamente perigoso dirigir sobre a neve. Se estiver nevando, vá devagar, com calma, acenda os faróis e use a tração do veículo. A maioria dos carros tem câmbio automático, por isso, uma freada brusca pode fazer o carro rodar e até mesmo capotar.

Há estradas que fecham quando grandes tempestades de neve caem. Para quem trabalha numa estação de esqui, isso é bem comum e pode atrapalhar a rotina de trabalho. O momento mais perigoso, para os locais onde a neve não foi retirada, é quando o asfalto congela, tornando a pista extremamente escorregadia. Nesse caso, é impossível controlar o carro. Não passe de jeito nenhum nesses locais. O veículo perde o controle e não há nada que segure. A batida é certa, fora o risco de acabar se machucando.

Portanto, no momento de escolher o carro de neve, o principal é verificar se o veículo tem tração nas quatro rodas e escolher um modelo mais alto, preparado para enfrentar imprevistos. Não esqueça de verificar se o aquecedor funciona bem, pois será usado com freqüência, deixe os vidros sempre fechados. Quando sair da locadora, verifique se o carro possui o limpador de pára-brisa manual (avulso), porque será necessário, caso o vidro congele. Mais uma coisa: respeite o limite de velocidade, há radares e viaturas policiais por todos os lados, e não beba em hipótese alguma se estiver dirigindo. Isso dá cadeia na certa e, no mínimo, dois dias no xilindró e uma multa enorme pra pagar.

Aqui nesse link http://www.rodao.com.br/noticia.php?idn=8951 há outras informações sobre os cuidados necessários para dirigir na neve.

Joarle

13 comentários:

  1. Oi Joarle,
    no meu caso nao vou dirigir na neve pois vou para florida. Mas queria saber umas coisas:
    1. Preciso ter realmente mais de 25 para alugar o carro? Ou só vou pagar mais caro msm? Eu tenho 22 anos e acho q n vai ter ngm mais velho q isso onde eu vou...
    2. as vezes não é mais vantagem comprar um carro velho de 1999 por uns $1500 por ex dividir com os amigos e dps vender??
    Obrigada!!
    ps. não demorem mto pra postar... a gnt fica com saudade!!! haha

    ResponderExcluir
  2. marcia, pra onde na florida você vai? também to indo pra lá esse ano, devo ficar em miami beach ou naples...

    ResponderExcluir
  3. A minha pergunta é mais ou menos a mesma da Márcia. Eu já li várias pessoas que compraram carros antigos, e depois venderam. Isso não seria mais vantagem? É fácil achar carro bom/barato pra comprar? E depois, é faácil vender? Alguém sabe dizer? :D :*

    ResponderExcluir
  4. Carol,
    to indo pra sanibel uma ilha perto de fort myers... q é pertinho de naples... ta faltando o q pra vc decidir p onde vai?

    ResponderExcluir
  5. Oi Márcia! Vamos às respostas:
    1. Quem tem menos de 25 anos pode alugar carro sim. É só ter a carteira de motorista. Mas não ganha muito desconto na hora da locação.

    2. A opção por comprar um carro usado é interessante, se você usar muito o veículo. Recomendo não comprar sozinho, dividir com amigos e fazer um rodízio do uso do carro. Pra quem vai morar onde neva, não aconselho, porque os carros usados velhos não andam sobre a neve.

    Os automóveis usados baratos assim são vendidos em feiras e pátios de carros. Toda cidade tem. Mas é bom ter alguém que conheça de mecânica ou compre com um vendedor de confiança pra não levar nenhuma lata velha e ficar no prejuízo.

    Joarle

    ResponderExcluir
  6. Ola Marcia e Carol,
    também estou querendo ir para Florida! mas ainda não tem nada certo! to esperando as respostas... cheguei a fazer uma entrevista p/ naples, mas a empresa ainda nao resp... para que tipo de trab. vcs conseguiram?

    Carolina

    ResponderExcluir
  7. Oi Carolina,
    eu consegui a vaga no restaurante de um resort mas foi por uma feira de contratação de uma agência. Eu nao sei p q tipo de empresa vc quer ir, mas sei q o supermercado PUBLIX contrata bastante, tem até uma comunmidade no orkut das pessoas q trabalharam la na temporada passada http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=81105293
    passa lá e ve se é doseu interesse!

    ResponderExcluir
  8. Oi Márcia e Carolina!
    Ta faltando arranjar emprego e casa pra decidir pra onde eu vou... Estou mais inclinada a ir pra Miami Beach pela badalação, acho que vai ter mais opção de emprego... Pelo que eu pesquisei de Naples não vi muita variedade, o pessoal pareceu ficar limitado ao Publix e ao Grande Hotel.

    ResponderExcluir
  9. Leio o blog diariamente e parabenizo toda a equipe pelas informações e experiências compartilhadas aqui. Tudo tá sendo de imensa importância pra quem, como eu (rumo a Florida), parte nessa temporada 2009/2010!

    Sugiro um post sobre os seguros de saúde pré embarque! Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Leio o blog diariamente e parabenizo toda a equipe pelas informações e experiências compartilhadas aqui. Tudo tá sendo de imensa importância pra quem, como eu (rumo a Florida), parte nessa temporada 2009/2010!

    Sugiro um post sobre os seguros de saúde pré-embarque! Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Hi Joarle,vc que já esteve no EUA,me responda:
    -Cmo é o transito por lá,as pessoas são educadas?
    -Quais os melhores estados com melhor transito??
    O transito no Brasil é uma vergonha,tem vezes que prefiro andar de onibus,me sinto mais segura.
    Vou fazer intercambio cultural,e o meu trabalho exigi que eu saiba dirigir,tenho um pouco de medo,me dê umas dicas,please!!!
    THANKS!
    VANESSA.

    ResponderExcluir
  12. Olá Vanessa. Nas cidades grandes o trânsito é bem complicado. Mas de um modo geral as coisas são bem mais organizadas em relação ao Brasil. Díficil dizer quais os melhores estados com o melhor trânsito. Boa sorte no intercâmbio!

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito das suas dicas. O aluguer de carros é uma boa opção mas claro, temos que escolher o carro conforme o sítio para onde vamos. É melhor prevenir do que remediar.

    ResponderExcluir