quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Como permanecer nos EUA sem ficar ilegal após o término do programa?

Oi pessoal! O nosso post de hoje é sobre um assunto bem interessante. Quando eu fui fazer meu intercâmbio eu tinha certeza mais que absoluta que em 3 meses estaria de volta ao meu querido país. No entanto com o passar do tempo eu fui adorando a idéia de estar nos EUA e resolvi ficar mais um tempo por lá. Nesse momento veio a pergunta clássica na minha cabeça: como fazer para permanecer nos EUA sem ficar ilegal?

Eu realmente não sabia como fazer isso e muito menos que era possível até eu conversar com algumas pessoas que já estavam lá por algum tempo. Funciona mais ou menos assim: inicialmente você tem o J1, visto concedido para estudantes estrangeiros permitindo o trabalho por 3/4 meses e mais um mês viajando. Quando estava acabando o meu limite para ficar por lá, mais ou menos um mês antes de ter q vir embora eu mandei uma carta para o consulado americano solicitando a troca de J1 para o de turista (não me recordo qual a categoria especificamente), para isso tive que mandar uma carta redigida por mim falando sobre os meus motivos que me faziam querer ficar.

Nesse caso quanto mais documentação você mandar melhor, porque eles querem saber qual a sua condição financeira no país de origem e essas coisas todas pra mostrar que você não é um daqueles que pretendem ficar por lá a perder de vista. Quando decidi fazer isso eu já sabia que a resposta desta carta demoraria mais ou menos 3 meses pra vir, que era o tempo a mais que eu queria ficar. Por isso não mandei muito documentos e acabou sendo negado o meu pedido, mesmo assim eles me deram mais um mês para eu sair do país. Ou seja, eu consegui mais 4 meses por lá sem caracterizar ilegalidade. Ah! Lembrando que você tem que pagar uma taxa também e mandar o comprovante junto com toda a documentação.

Outra hipótese também é solicitar a extensão como estudante. Eu aconselho este para quem deseja ficar mais que 4 meses adicionais por lá, por questão de segurança, porque ficar ilegal não é nada bom. Nesses casos você tem que pagar uma taxa maior e apresentar o comprovante de pagamento dos seus estudos por 6 meses, ou demonstrar como que você vai financiar isso. É mais caro mas dá mais tempo pra você.

Talvez aqui tenha ficado um pouco confuso mas mandem e-mails com as suas dúvidas ou comentem aqui que vamos responder assim que possível. O objetivo maior deste post é mostrar que existem alternativas pra você permanecer por lá sem precisar ficar ilegal, o que pode atrapalhar e muito você mais tarde. Espero ter contribuído com alguma coisa!!

Um grande beijo,

Antônia

63 comentários:

  1. Esse post foi interessante, Antonia. Mas deixa-me ver se o compreendi bem. Você trabalhou 4 meses lá. Aí, faltando um mês pra voltar, você solicitou visto de turista. Enquanto aguardava a resposta do Consulado, você pôde permanecer legalmente por mais 3 meses lá? Pode-se mesmo aguardar legalmente a resposta nos Estados Unidos?

    ResponderExcluir
  2. Antônia, você tentou voltar aos EUA depois disso? Por mais que a pessoa não fique ilegal nessa situação, penso que talvez queime um pouco o filme da pessoa que depois tentar o visto de novo... O que achas? Abraço.

    ResponderExcluir
  3. tenho uma duvida... e a passagem de volta pro Btasil, que já tinha comprado antes de viajar...vc perde ela e tem q comprar outra quando decidir ir embora?
    Juliana (BH)

    ResponderExcluir
  4. GMF, não tentei voltar mas soube de amigos de voltaram e não tiveram problema algum pois, não houve nenhuma ilegalidade no processo. Mais uma vez, você pode esperar a resposta do consulado americano sem caracterizar ilegalidade no país.

    ResponderExcluir
  5. Juliana, a sua passagem tem duração de 1 ano e você tem direito de trocar a data de volta, pelo menos uma vez sem cobrança de taxa. A partir da segunda mudança, será cobrada uma multa.

    ResponderExcluir
  6. Ola,uma dúvida:
    por ex: quando meu programa acabar,se eu quiser ficar morando no EUA legalmente,é possivel,como faço???
    Obrigado!!!
    VANESSA

    ResponderExcluir
  7. Mas assim, nesse tempo em que fica aguardando a resposta para o consulado, pode trabalhar também, ou é só pra turismo mesmo? :D

    ResponderExcluir
  8. e nesses 4 meses a mais vc pode trabalhar?

    ResponderExcluir
  9. Vanessa, você pode morar legalamente nos EUA nesse período.Como foi dito no texto, você estará aguardando a resposta de maneira legal no país, sendo assim, pode morar de maneira legal.

    Caro anônimo, você não poderá trabalhar de maneira legal no período em que está aguardando o resultado do consulado. Conforme citado acima no texto, você está extendedo o visto de turismo e não o de trabalho.

    Abraço a todos!!!

    ResponderExcluir
  10. mas provavelmente você precisaria trabalhar nesse período com o visto de turista, como são os empregadores nesse caso? é possível ainda encontrar empregos ou permanecer no emprego anterior estando com esse visto de turista?
    ou ninguém mais te dá emprego?

    abraço

    ResponderExcluir
  11. E ai pessoal, tudo bem??

    Eu estou pensando em fazer este programa no fim do ano que vem, ja venho me informando a tempos mas a minha maior dúvida é a seguinte: existe problema em se ir para lá com menos de 21 anos(maioridade dos USA)?? Eu vou completar 20 no ano que vem e não sei se há muitas dificuldades em se ir para lá sendo um "menor" no país.

    Gosto muito do blog, abraços

    Renan

    ResponderExcluir
  12. Pretendo fazer um programa de trabalho e estudo,no máximo uns dois anos.Já ouvi casos de pessoas que foram para o EUA,terminou o programa e ficou por lá,morando mesmo,não voltou mais.Gostaria de saber,como ficar legalmente no EUA,como os brasileiros fazem para permanecer por lá??
    Só pode ficar legalmente quem tem um descendente americano???
    Se a cultura americana me encantar,quero ficar por lá,estudando,trabalhando,mas,claro,legalmente,é possivel???


    Abraços!!!

    Aline

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito desse assunto...
    Estou indo para os Estados Unidos fazer o work agora em dezembro e a idéia já era prolongar minha estadia por lá. Conversei com minha professora de Inglês que já morou 4 anos em Boston e ela me esclareceu muitas coisas e disse que a melhor maneira de ficar legal lá é trocando a categoria do seu visto para estudante... é o que pretendo fazer, até porque no período de espera da resposta da embaixada vou poder trabalhar legalmente...
    Só queria fazer um pergunta: Encontro embaixadas/consulados do Brasil em todos os estados americanos?

    ResponderExcluir
  14. Renan, existem algumas dificuldades mas nada que impeça muito o seu intercâmbio. Você não poderá comprar bebidas alcólicas, entrar nos night clubs, nada muito além disso. Festinhas dentro de casa no estilo americano rolam bastante. Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo, nada como uma boa pesquisa no google maps. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  16. Marcos, its all up to you buddy! Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Eu vou terminar e voltar pro brasil em março, com o J1. Mas preciso voltar em agosto, pois ganhei uma viagem pra Disney, tem alguma noção de quando eu devo pedir meu 2 visto, só que desta vez, pra turista?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  18. Aldir...você pode dar entrada umas 2 semanas antes de vencer o seu visto.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Eu tava lendo uns posts antigos de vocês e surgiu uma dúvida, por isso queria fazer uma pergunta pra o Leandro. Leandro, você disse que foi com a sua namorada..foi fácil conseguir emprego na mesma cidade? Fico com medo de o meu namorado conseguir emprego e eu não, ou o contrário. Penso nisso porque quero fazer contato com os empregadores desde aqui do brasil, então fico com medo de que apenas um consiga emprego naquela cidade. E ai? o que acontece? eu posso simplesmente desistir do emprego que consegui e partir para outra tentativa? :)

    adorei o blog de vcs! parabéns!

    ResponderExcluir
  20. Oi Luciana. No tempo que eu fui com ela (2005/6 e 2006/7) foi tranquilo. Nesse tempo de crise as coisas ficam um pouco complicadas. Não existe garantia nenhuma que você encontre uma empresa que ofereça emprego para vocês dois. O ideal seria deixar para ir de independent quem tiver o melhor inglês. Procurem não dizer que vocês são namorados. Os americanos não empregam casais no mesmo lugar. É uma prática bem comum. Eu sofri bastante com isso lá. Espero ter ajudado. Qualquer coisa me mande um email. Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho uma pergunta para USA,here we go!
    Eu estou atualmente na mesma situação. Meu visto é J1 e vai expirar dia 21/11/2009 e eu pretendo fazer um curso de inglês até fevereiro. A escola de inglês não pode extender meu visa porque dizem que eu tenho que voltar e ficar dois anos no Brasil. O que você acha que eu devo fazer? Quais são exatamente os documentos que devo enviar para o consulado americano e qual é o endereço que você enviou os seus documentos?

    ResponderExcluir
  22. eu consegui o visto J1 com validade para um ano, nesse caso eu preciso de mais alguma coisa pra permanecer legal nos eua depois do péríodo estabelecido no programa work and travel? ou eu posso somente permanecer la sem nd a declarar?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  23. Oi Rodrigo. Você tem duas opções: aplica para o visto de turismo ou volta para o Brasil. Tente entrar em contato com algum advogado ai nos EUA. Existem escritórios específicos (e baratos) para isso. Abraço.

    ResponderExcluir
  24. Oi Fernanda. Nunca tinha visto niguem conseguir visto de 1 ano para o work and travel. Provavelmente eles vão alterar alguma coisa na imigração quando você entrar nos EUA. Leambrando que o período máximo permitido de trabalho é de 4 meses. Abraços.

    ResponderExcluir
  25. Vandi,

    Antonia, gostaria de tirar a seguinte dúvida, as escolas públicas tb cedem vagas para brasileiros que querem aprender inglês? Neste caso o visto tb é consedido até o termino do período de aulas?
    No aguardo.bjs

    ResponderExcluir
  26. Olá Vandi. Geralmente a universidades comunitárias oferecem cursos para estrangeiros. Resta saber se a sua cidade terá uma. O visto nada terá a ver se você estará fazendo ou não aulas de inglês. Quando terminar o prazo do visto (estipulado no seu passaporte), você terá que voltar. Abraço.

    ResponderExcluir
  27. Eu tenho outra pergunta para USA, here we go! Eu gostaria de saber quais foram os documentos que você enviou para o consulado americano. E vou enviar os documentos também, mas não tenho certeza quais que devo enviar. Obrigado.

    ResponderExcluir
  28. Olá Rodrigo. Esse é o tipo de serviço que você precisa contratar um despachante. Eles vão te informar todos os documentos necessários para você tirar o visto ok? Abraços.

    ResponderExcluir
  29. olá ao pessoal do blog,
    Estive nos EUA em 2008 trabalhando em um parque,e fui com visto Q-1(que podia estender 1 vez só e ficar uns 15 meses).Desde que voltei ao brasi,estou tentando voltar para os EUA(faz mais de 1 ano),e queria ir com o visto H2B,que pode ter mais extensões.Como me disseram que esse visto(H2B) ta dificil de sair,será que eu poderia ir com visto de turista e depois tentar mudar pra esse h2b ou outro?

    ResponderExcluir
  30. Olá Tales! Trabalhar com visto de turismo é ilegal. Você pode ser preso, ter o visto cancelado e nunca mais poder entrar no país. Não sei se vale a pena correr o risco. H2B está muito difícil de conseguir. Aconselho você a fazer o programa study and work de longa duração. Além de aprender bem a língua você ganha uma habilitação para trabalhar durante o intercâmbio. Abraços, Leandro.

    ResponderExcluir
  31. Oi pessoal! Tenho algumas duvidas e gostaria que alguem me ajudasse. Entrei nos USA com visto J1 e mudei o status para F1. Me casei em CO mas minha escola eh em NJ. Minhas aulas vao ateh Junho mas quero parar jah e me mudar pra CO onde meu marido mora. Vou dar entrada no green card, mas to com medo de ficar ilegal enquanto minha aplicacao nao chega. Posso ficar qto tempo sem ir as aulas nao ficando ilegal? Obrigada

    ResponderExcluir
  32. Ola' gostaria de saber exatamente como devo proceder para fazer o mesmo que voce fez, ficar apenas mais dois ou tres meses (o tempo de processamento). Devo mandar a solicitacao para onde? Estou em washington e nao sei exatamente como devo me resguardar para nao ficar ilegual. Que comprovante devo ter. Me parece que o departamento de estado nao tem um office para atendimento mesmo nao e'?! Gostaria de saber se e' tudo feito pelo correio mesmo, apenas o envio de solicitacao e documentos. Desde ja' agradeco a ajuda.

    ResponderExcluir
  33. Olá Renato, faça o seguinte para aplicar para o o visto B2:

    - escreva uma carta em inglês informando que tipo de visto você tem e porque você esta querendo ficar tempo.
    - comprovação de fundos para se sustentar no país
    - Preencher o formulário I-519
    - Efetuar o pagamento da taxa de US$ 300,00 (você pode enviar o valor no envelope junto com o formulário ou diretamente no escritório de imigração).

    Tanto o formulário I-519 quanto o endereço para envio da documentação você encontra no site:
    www.uscis.gov/portal/site/uscis/menuitem.5af9bb95919f35e66f614176543f6d1a/?vgnextoid=94d12c1a6855d010VgnVCM10000048f3d6a1RCRD

    Abraços.

    ResponderExcluir
  34. Oi Cristiane. Enquanto você estiver esperando o resultado você não estará ilegal no país. Se você puder comprovar para a escola que deu entrada no processo melhor ainda. Se a escola não aceitar não significa que você ficará ilegal. Abraços.

    ResponderExcluir
  35. Oi, tudo bem? adorei seu post. Entao, estou aqui nos eua agora , na florida , fazendo o TRUE work and travel tbm, meu trabalho termina no proximo dia 15 de marco, dai tenho 1 mes de turismo, masssssss, o meu chefe queria que continuasse a trabalhar com ele, pois gostou de mim, seria possivel eu conseguir a extensao do j1 mas pra continuar trabalhando tbm? vc sabe algo sobre isso, porque meu chefe se dispos a me dar qualquer documento assinado por ele, dizendo que me quer trabalhando ainda, dai surgiu essa duvida, porque ate onde sei, so pode extender pra turismo ou estudo. Ou se como no seu caso, esperando vir a resposta, eu possa continuar trabalhando, com meu social e tudo mais??? vc sabe algo sobre isso?

    ResponderExcluir
  36. Antes de qualquer coisa queria parabenizar pelo blog. Parabéns mesmo!
    Minha situação é a seguinte: estou nos EUA há 3 meses como o visto J1, o qual expira dia 15 de abril. No entanto, terá um festival de música aqui um dia depois de o meu visto ter expirado. Queria muito poder ficar mais uma semana aqui. Já pensei em aplicar para visto B2(turista) e fazer como você, continuar legal esperando a confirmação deles. Mas eu já tenho visto B2, como faço?

    ResponderExcluir
  37. Para continuar trabalhando não. Você poderá aplicar para estudante ou turismo. Se você continuar trabalhando após o dia 15 de março você estará trabalhando ilegalmente e se for pego pode ter sérios problemas. Não arrisque, pense que você pode voltar no ano seguinte, pense no futuro. Abraços.

    ResponderExcluir
  38. Independente de ter o visto B2 você terá que pedir autorização para ficar mais tempo como turista. Lembe-se: você entrou com o visto J1 e não com o B2, ou seja, você ganhou o visto de entrada com o J1 e agora você precisa da entrada com o B2. Procure no site da embaixada que você terá mais informações. Abraços.

    ResponderExcluir
  39. Oi, entao eu fiz o WE ano passado. Teria de voltar em 15 de abril né, pois é quando acabaria meu periodo de turismo. Mas antes disso tudo enviei tudo certinho pro Consulado para pedir a extensao. E enviei ate antes que alguns amigos meus. Eles todos receberam uma carta dizendo que estavam em processo de analise.E como eu nao recebia nada resolvi ligar. Liguei trocentas vezes e eles diziam que nao havia papeis meu lá, e eu estava com o comprovante de entrega do correio, após 2 dias que eu enviei os papeis.
    Acho que liguei tanto que encontraram meus papeis mas me devolveram dizendo que o valor do cheque estava errado, mas colocaram em observaçao que eu seu acreditasse que nada estava errado era so reenviar para estar em processo. So que como nao me respondiam e nada chegava eu fiquei com medo e nesse meio tempo em que eles me diziam que meus papeis nao estavam lá eu remarquei a data de volta, mas so consegui pro dia 25 de maio.Ou seja fiquei mais um mes la, e só depois que remarquei que chegou o papel dizendo do cheque e tals. ai como eu estava vindo embora eu nao fiz mais nada. Troquei emails com o consulado deles aqui no Brasil e tals. Me aconselharam vir embora mesmo sem o papel chegar. E agora vou tentar o visto de turismo. voces acreditam que consigo? E pioooor to com a passagem comprada.Aconselham eu tentar pagar um despachante e tals ou ir sozinha mesmo? Nao sei se tem diferenca , se melhora alguma coisa.Hoje tenho uma empresa no meu nome aqui no Brasil. Mas ainda nao tenho IR, pq é nova.... Letícia engelmann - le_engelmann@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Oi Letícia. Pode ser que você tenha problemas sim. Não faça nada sozinha e contrate os serviços de um despachante. Se você tiver o visto negado também não é o fim do mundo. Você vai perder alguma coisa na restituição da passagem mas depois tente explicar com calma o que houve de fato ao consulado. A grande perda sem dúvida é não poder voltar aos EUA por um bommmmmm tempo. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  41. Estou nos Eua com meu marido que fez aplicação para visa de trabalho, eu vou entrar como acompanhante(ele é atleta e já teve outras visa de trabalho dentro do país). Quanto tempo máximo podemos permanecer nos EUA após a chegada da petição?(pois após a data teremos voltar ao Consulado no Brasil)

    ResponderExcluir
  42. Olá! Tenho uma dúvida, vou participar do Work & Travel este ano e, portanto, terei o visto J-1, mas no final do período de trabalho eu gostaria de fazer um curso de inglês ao invés de 1 mês de turismo...Vocês sabem me dizer se é possível estudar com esse visto ou se preciso mesmo voltar para o Brasil e solicitar o visto F-1?
    Vlw!

    ResponderExcluir
  43. Olá Camila, pode estudar sem problemas. O visto J-1 também é para estudo.

    ResponderExcluir
  44. Olá.
    Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo, fui para os EUA com o visto J1 e tentei extender para ficar mais tempo e foi negado. Sai do país em menos de 30 dias, como voce fez. Agora estou querendo voltar para os EUA, cheguei no Brasil em Junho e vou fazer uma nova entrevista do visto no final de novembro. Estou morrendo de medo, pq eles podem considerar q fiquei la ilegal. Vc acha q tenho changes de conseguir esse visto? Vc ja tentou ir para os EUA denovo? Os seu amigos que tentaram denovo passou pela mesma situaçao q a gente? e se sim, depois de quanto tempo eles conseguiram o visto?
    Muito obrigada desde ja pela ajuda.

    ResponderExcluir
  45. Não vou mentir pra você, vai ser bem arriscado. Você vai ter que ter um argumento para explicar a situação ocorrida. Como está muito em cima da última vez que foi pra lá as suas chances são grandes de ter o visto negado ainda mais tentando de turismo. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  46. Olá. Eu estou fazendo WE, meu J1 vence no dia 15 de abril só que eu queria ficar aqui nos eua mais tempo estudando ou trabalhando, nao sei. Como eu faço?? Qual taxa preciso pagar? Sou do rio de janeiro, então, preciso enviar os meus documentos para o consulado de lá?? Pois foi lá que tirei o meu visto. Obrigada. Beijos

    ResponderExcluir
  47. Olá. Você pode estender o seu visto para turismo ou estudo. Entre em contato com a embaixada americana mais próxima da sua cidade.

    ResponderExcluir
  48. Ola! Bom dia, adorei seu blog! Muito legal!
    Estou com uma dúvida cruel, no final do ano eu vou fazer o WE (4 meses)e a data limite do visto será 15 de abril. Eu conheço uma família de brasileiros que mora no EUA e possue um estabelecimento comercial. Se eu solicitar um novo visto, eu poderia continuar legalmente durante 3 ou 4 meses aguardando a análise do consulado. Haveria a possibilidade de morar na casa deles e trabalhar para eles durante esse período de análise. Mesmo trabalhando eu estaria em situação legal ou eles não conseguiriam fiscalizar isso? Seria possível fazer isso?
    Muito Obrigado! Abraços

    ResponderExcluir
  49. Olá Bráulio. Obrigado. Você está autorizado a trabalhar até o dia 15 de março. Qualquer dia trabalhado após esse período é considerando prática ilegal pelo departamento de estado americano, mesmo que você esteja aguardando uma reposta para a extensão do visto de turismo. Não há possibilidade de extensão do visto J1. Sucesso. Abraços, Leandro.

    ResponderExcluir
  50. Leandro, obrigado pela resposta! Mas em relação a fiscalização, se eu trabalhar para a família, um exemplo: eles me pagariam por semana, dinheiro na mão, sem eu estar registrado como funcionário. Acho que não teria como ser pego, pois seria como se não estivesse trabalhando. A fiscalização conseguiria me repreender ou notificar de alguma forma?
    Abraços, valeu!

    ResponderExcluir
  51. Olá Bráulio. Sim, pois você estaria trabalhando ilegalmente. O tempo de trabalho permitido pelo seu visto teria expirado. Não tem saída. As regras são duras e funcionam. Cuidado para não se prejudicar em futuras entradas no país. Leandro.

    ResponderExcluir
  52. Oi USA, here we go! Eu tirei o visto J1 fiquei nos EUA por um ano e quando o visto estava prestes a expirar eu apliquei para o B2. Foi aprovada a minha estada por mais seis meses. Minha mae ficou doente e eu voltei ao Brasil antes de expirar minha extensao de turista. Faz um mes que cheguei e estou doida para terminar de cumprir com os meus objetivos que eh fazer um curso e pegar um certificado la nos EUA. A questao eh, comprei o curso, o meu I-20 esta chegando para eu aplicar para o visto de estudante. Terei que fazer entrevista na embaixada, vc pensa que o consul vai estranhar o fato de eu voltar em tao pouco tempo e terei problemas para ir novamente?

    ResponderExcluir
  53. Olá Anônimo. Acredito que você não tenha problemas porém certamente o cônsul irá lhe perguntar referente essa questão e nesse momento é importante você falar a verdade e transmitir confiança. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  54. Ola, meu nome eh Karina e estou nos EUA com o visto de turismo que tem como vencimento janeiro de 2013 e eu gostaria de ficar por aqui estudante ate janeiro. Eu li os posts acima e vi que ha possibbilidade de pedir ao consulado a troca do meu visto para o de estudante. Eu vi que o tempo de espera pela resposta eh de 3 meses...acredito que a maioria das escolas pecam o visto de estudante como requisito basico mas eu tendo esse documento que estou tentando mudar o meu visto, sera que eu consigo ja inicia um curso? Obrigada pela atencao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karina. Acredito que sim. Você pode se informar melhor na escola em que você quer se matricular para o seu curso. Eles possuem total interesse em te ajudar. = ]

      Excluir
    2. Karina. Como vc conseguiu autorização de permanência até janeiro? Sendo que seu visto é de turista? O que vc falou para o guarda na alfândega? Vc pode me mandar a resposta em valeska_francki@hotmail.com? Estou pensando em ficar esse tempo tbm. Obrigada.

      Excluir
  55. USA, here we go!

    Tenho casa nos EUA e quero ficar lá por 4 meses, pois é o que terei de férias. Gostaria de saber se eu falar para a alfândega que sou funcionária pública e quero passar minhas férias lá, eles me deixam entrar? Eu já fiquei por 15 dias dentro do país por 3 vezes e saí na data certa. Obrigada.

    valeska_francki@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valeska. Acredito que sim. Certamente eles irão te questionar sobre ter dinheiro para arcar com as despesas de 4 meses. Não é comum para quem está realizando turismo. O máximo que pode acontecer é eles te darem um prazo menor de visto. Boa sorte!

      Excluir
  56. Olá Amiga,

    Em 2009 tbm fiz um intercambio com visto J-1 para os EUA.
    Meu visto terminava no dia 15 de Março, mas só deixei o país no dia 1 de abril, isso constitui alguma ilegalidade, ou fica naquela de 30 dias após o fim do J-1, num consegui entender isso direito, pois estou pénsando em voltar no ano q vem e tenho q pedir meu visto de turista novo.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não se preocupe pois você não ultrapassou o prazo estipulado pelo consulado que é de 30 dias após o vencimento do seu visto J-1.

      Excluir