sábado, 5 de setembro de 2009

Preparando a sua cabeça para o trabalho duro

Oi pessoal! Até agora falamos aqui de momentos maravilhosos que um intercâmbio proporciona pra todo mundo que participa do programa, viagens maravilhosas, novas amizades, resumindo, uma das melhores fases da sua vida. Isso tudo é verdade sim, mas não podemos deixar de lembrar a você que para manter o visto, seu vínculo de trabalho precisa ser mantido. Para que isso aconteça sem problemas nenhum é legal você ter em mente que, na maioria dos casos, o trabalha é braçal e cansativo.

As oportunidades de trabalho para os estudantes acontecem porque os americanos não querem colocar a mão na massa e acabam deixando o trabalho mais pesado pro povo que vem de fora, ou seja, nós. A nossa cabeça está voltada para as festas, as alegrias e muitas vezes nos decepcionamos com a vaga que vamos ocupar. Ficar horas em pé, agüentar o chefe chato, carregar peso, limpar privada, esfregar chão, arrumar cama dos outros, trabalhar enquanto os outros estão se divertindo... Não é uma tarefa muito fácil e tem muita gente que se frustra porque não tem idéia que vai encontrar isso por lá.

Na hora de vender os pacotes de intercâmbio nenhuma agência vai especificar o seu trabalho, mas existe uma grande chance de você cair em uma dessas funções que eu falei ali em cima. Assim que cheguei fiquei feliz da vida achando que estaria livre disso sendo caixa, mas na primeira semana já me colocaram no horário de fechamento, que tinha que limpar toda a lotérica (inclusive o banheiro imundo)...

Pra você conseguir encarar isso de forma mais tranquila vai depender muito do seu esforço pessoal. Acho que daí que vem o famoso amadurecimento que o intercâmbio te proporciona. Você tem que ir além dos seus limites muitas vezes pra encarar a rotina e ter forças pra quando chegar em casa encarar uma festa. A parte legal desse tipo de trabalho é que a partir do momento que você vira as costas não precisa, de forma alguma, ficar preocupado com ele. Você não vai levar trabalho nem preocupação pra casa, a não ser que faça alguma coisa errada (o que não recomendo de forma alguma hehe).

Saber que é apenas por um tempo que você vai se submeter aquilo também ajuda a superar as crises diárias de não ter vontade de ir trabalhar... E um detalhe (na minha opinião o mais importante), lá você ganha por horas trabalhadas, ou seja, na hora de receber um pay-check vai fazer muita diferença aquele dia que você estava revoltado com mundo e não quis ir trabalhar. Fica aqui uma dica: não leve pro lado pessoal o fato de estar fazendo um trabalho não muito legal, encare como mais uma diversão. Faça amizade com o pessoal pra tornar a rotina um pouco mais leve e lembre-se que em algumas horas você vai estar se divertindo muito e fazendo valer a pena cada dólar recebido. Não desanimem por isso galera, a experiência vale demais!!!!

Um grande beijo,

Antônia

6 comentários:

  1. É , parece que o povo daqui anda adivinhando meus pensamentos . Outro dia estava em dúvida em relação a estudar ou trabalhar fora e em seguida entrei aqui e me deparei com um post a respeito disso haha . Hoje eu tava pensando justamente no assunto referente ao post, de como ia ser a experiência de trabalhar em um subemprego e já estava desanimando hahaha povo daqui é fera ! =P
    Continuem postando , já sou fã de vocês , de verdade ! =]

    ResponderExcluir
  2. Realmente as pessoas que trabalham com vc (preparem o espanhol) e o dinheiro que você ganha levam vc sempre a querer mais. Nunca vou esquecer que em pleno 24/12 eu fiquei pegando carrinho de supermercado no estacionamento, embaixo de neve, e dava risada pq era a posição mais tranquila já que o chefe não fica lá fora passando frio pra vigiar vc!! É subemprego, mas em uma semana vc ganha o salário mínimo do Brasil e em 1 mês compra um notebook que demoraria 6-12 meses pra comprar aqui. Então vale muito a pena.

    ResponderExcluir
  3. Oi Igor! Muito obrigada pelo carinho! E continue acessando nosso blog! Fique a vontade pra nos enviar dúvidas, sugestões, reclamações... Um beijo!
    Antônia

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do blog de vocês!!
    Eu tenho esse medo de viajar só, evfrnetar as dificuldades da língua e tudo mais... mas você até conseguiram me reconfortar um pouco!

    ResponderExcluir
  5. melhor emprego para não se preocupar em ralar tanto

    lift operator, se tiver um bom ingles tenta ir para o top, fica lá de boa sentadao escutando um mp3 e só vendo o tempo passar

    ou ficar no bottom com os americanos e outros latinos , tacando neve, mexendo com o pessoal, consertando os pepinos do lift parado ou algum acidente na pista

    bem tranquilo....
    o duro é encarar - 20C ventando de frente, bem na cara!!! mas só levar bastante gorro,protetor e cachecol

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito, porque você retrata a realidade. O importante é não se esquecer dos objetivos. É por isso que quero ir!

    ResponderExcluir