terça-feira, 8 de setembro de 2009

Dicas para fazer a Job Interview

Olá!

Muitos de vocês que escolheram fazer job interviews através de feiras devem estar começando a se preparar para elas e, esse post tem o objetivo de ajudar para enfrentar este momento.

Para se preparar para a entrevista, antes de tudo informe-se sobre as vagas do empregador e sobre a empresa através do site da empresa, por exemplo e, se possível, tente falar com algum ex-participante e tire suas dúvidas com ele.

Revise seu currículo e leve uma cópia dele consigo no momento da entrevista.

Chegue a tempo! A impontualidade conta muitos pontos negativos!

Seja educado. Não masque chiclete, não fique olhando para o relógio e desligue o celular.

Use roupas adequadas: utilize o bom senso na hora de escolher a roupa. Não vista roupas informais demais, pois não custa melhorar um pouco o visual na hora da entrevista de emprego.

Não fale mal de seu empregador da temporada passada. Esta atitude é vista com maus olhos por 99% dos recrutadores.

Saiba o que perguntar! Como a entrevista é em inglês, é uma boa ter algumas perguntas preparadas que você deseja fazer para o seu entrevistador. Se o seu entrevistador abrir espaço para que você faça perguntas, e você não tiver nenhuma, isto pode passar uma imagem de desinteresse ou de desatenção.

Planeje e treine boas respostas! Tente antecipar as perguntas dos empregadores, como seus pontos fortes e fracos, ou a razão pela qual você deseja fazer o work and travel. Se você quiser dar uma olhada em possíveis perguntas e respostas para uma entrevista de trabalho, entre no site http://www.englishexperts.com.br/2008/08/11/entrevista-de-emprego-em-ingles-simulado-no-trabalho/ onde você vai encontrar um simulador de entrevista de trabalho em inglês para auxiliá-lo na sua preparação da entrevista.

E por fim, fique traquilo! Não é segredo pra ninguém que o nervosismo pode atrapalhar nos momentos decisivos e na entrevista de emprego não poderia ser diferente. Tente relaxar e demonstrar segurança e assim, você pode mostrar ao recrutador que você tem um bom nível de inglês e as características ideais para a vaga que você deseja!

Nas duas vezes que fiz o work and travel, eu fiz job interview para as vagas que eu desejava. As minhas duas entrevistas foram bem tranquilas, os recrutadores perguntaram pouquíssimas coisas (perguntaram sobre minhas características, minha família e por que eu queria fazer o work and travel).

Uma ótima entrevista de trabalho a todos! E até a próxima!

Amanda

8 comentários:

  1. Oie!
    Muito legal este post. Nunca fiz uma entrevista de emprego e por isso adorei essas dicas. Vou participar de uma feira de empregadores daqui a alguns dias e estou me sentindo mais tranquila até...
    O site que vcs colocaram com o simulado da entrevista é ótimo tbm!
    Parabéns pelo blog. Estou sempre acompanhando vcs...

    ResponderExcluir
  2. Qual seria a resposta perfeita para a pergunta: "por que você quer fazer work&travel" ?

    ResponderExcluir
  3. Olá Anônimo! Dê uma olhadinha na postagem que fizemos a respeito dessa questão que talvez possa te ajudar:

    http://usaherewego.blogspot.com/2009/08/por-que-fazer-o-we.html

    Abraços, Leandro

    ResponderExcluir
  4. Oiii parabéns pelo blog, descobri ele hoje e me elucidou muito em muitas dúvidas que eu tinha, pretendo fazer a viajem nas férias do ano que vem, continue postando e nos ajudando!
    uma dúvida que eu tenho é a seguinte: quando vc chega nos eua sozinho sem conhecer nada, nem sabendo como chegar no local onde trabalhará tem alguém te esperando ou depende da agencia que vc for pegar??
    abraço

    ResponderExcluir
  5. Giovani, isso você pode ver com o seu empregador. Assim que você for contratado, a agência ou o próprio empregador, vai te passar um contato e você poderá verficar isso com eles. Abraços!

    Leandro

    ResponderExcluir
  6. Organizadores do blob, está muito bom mesmo. Agora me respondam uma coisa a todos que já fizeram este programa e não só os organizadores, estou afim de ir nesse fim de ano porém no ano que vem minhas aulas começam no início de Fevereiro, ou seja a maioria dos programas termina começo de Março. Então eu vou perder aproximadamente 3 semanas de aula na faculdade o que poderia me comprometer tanto pelas faltas, quanto por matérias perdidas e ter que correr atrás depois. Será que esse programa vale mesmo apena? TIPO quero viajar no fim do ano, e essa é a forma mais barata que encontrei ( viajar, praticar o inglês e aumentar o currículo um pouco). Já fiz High School antes e agora estou afim de voltar para os EUA de uma forma mais econômica =P

    Vocês acham que vale apena ''arriscar '' na faculdade para fazer esse programa de 3 meses?
    Estou vendo com a YEP do RJ e as únicas vagas q me interessei foram para terminar começo de março.
    Bom foi mal pelo livro que escrevi ahushuahs mas me deem uma ajuda, as vagas estão esgotando e preciso resolver isso até o FDS agora.

    Vlwww Abraçoss

    ResponderExcluir
  7. Anônimo, realmente é algo complicado para o pessoal que retorna as aulas em fevereiro. Algumas pessoas trancam o semestre para aproveitar todo o intercâmbio e outras antecipam a volta para não perder nenhuma aula. Eu por exemplo tranquei o semestre e resolvi aproveitar tudo. Depois de trabalhar 3 meses, você tem mais um mês para viajar e gastar a sua grana no país. Fiz e não arrependo nenhum pouco, pois foi umas melhores coisas que fiz na minha vida. Viajei bastante, comprei bastante coisa e as lembraças ficaram na minha cabeça até hoje. Vai de de você e do que vocês está priorizando, se for a facul, volte mais cedo, se for uma nova experiência de vida, aproveite até o final! Abraços.

    Leandro.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom este post!
    Parabéns pela iniciativa de vocês fazerem esse blog. Acho que está ajudando muita gente.......
    Valeu!

    ResponderExcluir