segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Liberdade x Responsabilidade

E aí galera! Tudo bem? Estamos recebendo com muito carinho a contribuição de vocês pra nossa próxima série e em breve vamos colocar aqui os depoimentos do pessoal que já foi e quis dividir conosco a experiência. Muito obrigada! Continuamos recebendo suas dúvidas, sugestões, depoimentos no nosso e-mail: usaherewego@gmail.com .
Hoje gostaríamos de comentar um pouco sobre a responsabilidade que você vai ter a partir do momento que for morar sozinho ou em grupo. Aqui no Brasil, provavelmente, você não faz idéia de como as coisas vão parar dentro da sua geladeira, ou como tem luz na sua casa e essas coisas assim. Lá a realidade é um pouco diferente... Você acaba sendo responsável por tudo isso: vai ao supermercado, tem que pagar as contas, em alguns casos a luz já está incluída no aluguel, mas você tem que pagar o aluguel.
Dependendo da forma como encarar isso tudo vai ser muito legal, porque pela primeira vez você vai sentir o gostinho da liberdade, de ver as coisas funcionar do seu jeito. A tentação de comprar só chocolate, sorvete, pizza e essas coisas no começo vai ser muito grande e existe uma grande chance disso realmente acontecer. Com o tempo você começa a sentir falta de comer alguma coisa de verdade e passa a dar mais valor aquele pãozinho com leite que insistiam em aparecer na sua geladeira aqui no Brasil e, como conseqüência, dar mais valor aos seus pais queridos que estão aqui sentindo a maior falta da gente.
O mais importante, na minha opinião, é nunca deixar atrasar nenhuma conta. Assim vocês terão o controle e não corre o risco de se perder nos números. Quanto mais pessoas no apartamento mais difícil de controlar isso, então o legal é ter uma pessoa responsável pra recolher o dinheiro e fazer o depósito. Sempre tem alguém mais interessado em fazer isso e pode parecer besteira, mas com a convivência do dia-a-dia acaba sendo super importante. Pode acreditar que, por detalhes muito menores, acaba saindo brigas sem tamanho, então o melhor mesmo é evitar esse tipo de desgaste.
A verdade é que a sua responsabilidade vai aumentar e isso vai ser muito bom pra você. Vai aprender muitas coisas com esse período, vai dar mais valor ao que tem aqui e quando voltar vai encarar tudo de uma forma diferente. Saber administrar o seu dinheiro é um grande desafio e o melhor de tudo vai ser quando você se der conta de que conseguiu fazer tudo numa boa e ainda voltou trazendo milhares de coisas legais. Vale a pena passar por essa experiência galera! Até a próxima!
Beijos, Antônia

7 comentários:

  1. Legal o post , valeu por maaaais e mais dicas =]

    ResponderExcluir
  2. boa noite.. eu sei q meu comentário não tem nada a ver com o que foi postado hj, mas gostaria de tirar uma dúvida.
    bom, pretendo fazer o programa ano que vem , porém caso eu nao passe em nenhuma entrevista de emprego aqui no brasil, qual o procedimento da agência??
    obrigadaa

    ResponderExcluir
  3. Olá...da uma olhadinha no eu escrevi para a Érika em um post anterior.."Oi Erika! Se você não passar em nenhuma entrevista, o que eu acho muito improvável ainda mais você dizendo que tem inglês intermediário, a agência vai te colocar em vagas que você não precise fazer entrevistas e obviamente são vagas que exigem um nível de inglês bem básico ou quase nenhum. O negócio é você colocar o pé no chão e não tentar entrevistas que exijam um inglês mais avançado. Não se preocupe que o pessoal da agência vai te ajudar e te guiar da melhor forma para que você "queime" nenhuma chance e depois tenha que pegar qualquer tipo de vaga. Até mais!!!"

    Leandro

    ResponderExcluir
  4. Olá, queria parabenizar o blog e perguntar algumas coisas: Será que consigo arranjar um emprego em San Diego/Califórnia de 3 meses? e o visto demora muito? tenho um primo que está lá, mas so vai ficar até final do ano :/

    ResponderExcluir
  5. Gustavo, é muito difícil te garantir isso. Tente achar um agência que esteja oferecendo alguma vaga para San Diego para você não arriscar ir de independent (opção onde você mesmo consegue a vaga lá no EUA). Não recomendo você tentar algo por lá sozinho. Abraço, Leandro

    ResponderExcluir
  6. galera do blog, parabéns pelo trabalho de vocês. eu pretendo ir essa temporada pra self e estou indicando pra toda a galera esse blog, muito bom mesmo. eu queria saber um pouco mais da perspectiva de empregos pra essa temporada, ja que ano passado algumas pessoas voltaram sem emprego.

    ResponderExcluir
  7. Olá amigo! Obrigado pelos elogios e pelas indicações. A perspectiva para esse ano eu diria que vai ser melhor que do ano passado. No ano passado tivemos o "boom" da crise, esse ano as coisas estarão mais calmas e vamos ter uma adequação da demanda para os empregos. Antes os empregadores pediam 50, 60 vagas para as agências, hoje pela crise, alguns estão reduzindo isso pela metade. Vai ser mais complicado conseguir um second job? Sim porém nada impossível. Como falei em postagens anteriores, os americanos não gostam de fazer esse tipo de trabalho que nós e os imigrantes fazemos: o "trabalho mais pesado". Grande abraço e continue conosco!

    Leandro

    ResponderExcluir