terça-feira, 1 de setembro de 2009

Ir com emprego garantido ou procurar por conta própria?

Olá pessoal, no post de hoje vamos conversar a respeito das duas modalidades mais populares para realizar o Work and Travel: premium e independent.

Na opção premium você sai do Brasil com uma vaga de emprego garantida, sendo que essa vaga é fornecida pela empresa que você está pagando para realizar o intercâmbio. Existem várias opções de empregadores e cidades, cabe a você escolher o tipo e a localidade para onde quer ir. Depois de escolher a sua opção de empregador, você passará por algum tipo de seleção (envio de currículo, entrevista por telefone ou skype, feiras de empregos ou job fairs). Uns passam de primeira outros na segunda ou terceira vez, isso vai depender muito do interesse do empregador e do seu nível de inglês. Para saber em que nível de inglês que você está, a agência realiza um teste padrão, sendo que com esse teste ela te direciona para esse ou para aquele empregador. Alguns empregadores exigem nível de inglês alto, outros exigem um nível mais baixo, depende muito da função que você irá trabalhar. Geralmente trabalhos com o público como server, bellman, bartender, etc, exigem níveis mais altos da língua, já trabalhos com menos contato como housekeeper, cook, etc, exigem o inglês mais básico. Vale lembrar que na opção premium a agência é obrigada a te fornecer uma vaga daqui do Brasil, mesmo se você reprovou em todas as feiras e entrevistas, o que acho bem improvável de acontecer, eles terão que te dar uma vaga.

Já na opção independent você mesmo se responsabiliza em conseguir uma vaga, seja daqui do Brasil ou lá nos EUA. Geralmente vai de independent quem já foi uma ou mais vezes, ou quem consegue uma vaga daqui do Brasil por indicação de algum colega que já foi para onde você está querendo ir, ou ainda porque tem algum parente que mora nos EUA.

Conheci muita gente que foi de independent pela primeira vez e se deu mal. As vezes a pessoa quer economizar alguns dólares e acaba gastando muito mais por ter ficado dias procurando um emprego e gastando um dinheiro que ainda nem ganhou. Ir por idependent para se aventurar e tentar conseguir o emprego lá nos EUA indo pela primeira vez eu considero uma das piores coisas para se fazer. Escuto muito pessoas falarem que é melhor ir de independent pois você não fica preso ao seu empregador, uma grande besteira pois nenhum empregador, sim eu disse nenhum mesmo, pode te prender e te obrigar a ficar trabalhando para ele. Claro que você não vai sair dele por questões banais, mas se houver algo mais grave, você deve entrar em contato com o seu sponsor (empresa americana responsável por você lá nos EUA) e pedir para ele te remanejar. Com certeza ele fará isso pois, se você tiver razão ele estará sempre do seu lado e nunca do lado do empregador.

Entenderam a importância de não se arriscar no independent pela primeira vez? Era esse na verdade o foco do post de hoje. Queria mostrar e alertar todos vocês que não vale a pena se arriscar por tão pouco. Pra que correr o risco no seu primeiro Work and Travel em um país com uma cultura que você não conhece, estando cheio de inseguranças e ainda com essa crise econômica rolando? Será que vale a pena mesmo?

Bom pessoal, espero que tenham gostado, agora é a vez de vocês conversarem comigo hehe. Vamos aproveitar o espaço ai em baixo e discutir um pouco. Abraço a todos e até amanhã.

Leandro

14 comentários:

  1. Oi Leandro!
    Parabéns pelo post acima, muito bom!
    Eu ainda estou pensando se vou ou não fazer o intercâmbio, e agora não sei se já está tarde demais...
    ainda é possível conseguir bom emprego? E como vc sugere que se procure o emprego, por feira de recrutamento mesmo?`
    É isso, obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Rafael! Ainda está em tempo mas você tem que correr. Até 10 de setembro é uma boa data para se inscrever, passando disso você pode até conseguir mas com certeza as melhores opções estarão esgotadas. Estando na agência eles vão te orientar da melhor forma. Falar no telefone é mais complicado mas nada do outro mundo. As feiras são legais porque tem vários empregadores e se você não conseguir em um pode entrar na fila para outro. Eu diria para você se concentrar em procurar um lugar legal e um bom empregador. As formas de seleções não definem a qualidade desse ou daquele empregador, são apenas formas de seleção. Abraços!

    Leandro

    ResponderExcluir
  3. Oi Leandro!

    Venho aqui todos os dias conferir o blog!Parabéns!Adoro!!!rs..
    Uma dúvida "simples" porem importante.. veja, estou planejando de ir fim do ano que vem..so não vou agora pois meu inglês está mto "fraco".. o que vc aconselha? Digo, um intensivão de 50 mtos por dia.. ou 3x por semana...sei la.. de acordo com sua experiencia..o que me aconselha???
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Oi Lidiane! Se você puder ir com inglês mais avançado melhor ainda. Em relação as aulas, o que eu te aconselho mesmo é professora particular. Muita gente fala que é mais caro e eu sempre digo que é mais barato. O retorno que você tem com aulas particulares é muito maior e no final a relação custo x benefício é infinitamente superior. Você acaba aprendendo mais e menos tempo. Espero ter ajudado. =] Até mais,

    Leandro

    ResponderExcluir
  5. oi galera do blog....
    primeiro parabens pelo blog... muito bem escrito e organizado....
    descobri hj no orkut e ja li todos os posts....
    faço faculdade de biologia e gostaria de fazer o work and travel com algo relacionado ao meu curso... fica ae uma dica para futuros posts....

    abraço ate

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo post Leandro , sem dúvidas este foi um dos mais importantes e bem explicados que eu já li aqui =]
    E foi mt coincidencia este assunto logo hoje que eu estive na agência pra escolher entre premium e independent hehe ainda n escolhi mas agora tive a certeza que vou de premium MESMO , sem dúvidas !!!
    Valeu pela ajuda diária , abraçoss

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Igor e Gabriel! Que bom que foi útil e gostaram do texto. Abraço!

    Leandro

    ResponderExcluir
  8. Ano passado com a crise teve muita gente que ficou 1-2 meses lá, não conseguiu nada e acabou voltando. Saíram até matérias nos jornais relatando que existiam lojas em que apareciam mais de 10 brasileiros por dia procurando emprego. A biblioteca de Aspen ficou lotada de pessoas que íam checar se algum empregador tinha respondido. Mesmo quem conseguiu, demorou, e quem foi empregadado já tava comprando suas coisas quando o povo começou a trabalhar.

    Se a grana estiver curta mesma e vc for encarar o independent, eu indico dar uma olhada nos sites dos outlets (ex: prime e premium) pq sempre têm vagas lá. Ou até ir para uma cidade grande que deve ter vaga em algum McDonald's ou outros.

    Existe também a opção do Trabalho de Verão entre maio-agosto em acampamentos cujo programa é mais barato.

    ResponderExcluir
  9. Pro Gabriel: existe o programa de Estágio no Exterior. Pergunte na CI, Experimento, IE... se existe algo relacionado a Biologia (no mínimo deve ter na área de Meio Ambiente).

    ResponderExcluir
  10. me deixaram com medo agora nesse post! haha
    estou indo de independent pra hartfor, CT, mas tenho um amigo que já esta quase um ano lá e disse que conseguimos emprego fácil.. mas será que é isso mesmo? tendo algum contato ajuda bastante ou não? abraço

    ResponderExcluir
  11. Oi Jean! Não precisa ficar com medo não!! hehe O seu caso é um pouco diferete, porque você tem um conhecido lá. Isso ajuda e muito, pois o seu amigo sabe qual a realidade do lugar. Se tem emprego ou não e essas coisas assim. O que nós queremos dizer com esse post é pra aquelas pessoas que vão sem conhecer ninguém e sem saber a realidade da cidade que estão indo, o mais aconselhado é sair do Brasil com emprego garantido, pra não correr o risco de ter surpresas desagradáveis quando chegar por lá! Seu amigo não ia colocar você em furada com certeza!!! hehe Boa sorte!!
    Antônia

    ResponderExcluir
  12. Olá, Parabéns pelo Blog!!
    Estou pensando em fazer o programa ano que vem 2010.2011, será minha primeira vez. Tenho o inglês intermediário, portanto pretendo ir de premium, mas tenho medo de não passar em nenhuma entrevista aqui no Brasil. Caso isso aconteça, qual o procedimento da agência?
    Obrigada
    Erika

    ResponderExcluir
  13. Oi Erika! Se você não passar em nenhuma entrevista, o que eu acho muito improvável ainda mais você dizendo que tem inglês intermediário, a agência vai te colocar em vagas que você não precise fazer entrevistas e obviamente são vagas que exigem um nível de inglês bem básico ou quase nenhum. O negócio é você colocar o pé no chão e não tentar entrevistas que exijam um inglês mais avançado. Não se preocupe que o pessoal da agência vai te ajudar e te guiar da melhor forma para que você "queime" nenhuma chance e depois tenha que pegar qualquer tipo de vaga. Até mais!!!

    Leandro

    ResponderExcluir
  14. pow... nao concordo com muita coisa que esta escrito nesse post! ja fiz o programa 3 vezes para farios lugares sempre pra cidades diferentes e com certeza a primeira semena e bem mais dificil do que as pessoas que chegam de garantido, mas depois e so alegria... e te garanto que muito mais alegrido do que a galera que foi de garantido!! So pra deixar claro, na questao em que vc diz que o estudante pode sair do emprego garantido, sim ele pode porem... devido a esse estudante ter assimnado um joboffer antes de embarcar a sua documentaçao esta sujeita a essa empresa que o empregou, por isso ela pode criar problemas na permanencia do visto. Gosto muito do teor do site, porem nesse topico acredito que o comentario nao foi muito pertinente...

    ResponderExcluir